Você provavelmente já sabe que a internet é um excelente meio para aqueles que querem criar um negócio, ganhar dinheiro e conquistar a independência financeira e profissional. Mas como se faz para montar um negócio online e começar a ganhar dinheiro pela internet?

É justamente sobre isso que vamos falar neste artigo!

Ganhar dinheiro com E-Commerce
Uma das formas mais comuns de negócios online, que até mesmo grandes empresas utilizam, é o E-commerce, ou seja, as lojas virtuais ou lojas online.

Lojas físicas já disponibilizam há muitos anos os seus produtos pela internet a partir desse modelo de negócio online. É uma forma de atingir seus clientes, antigos e novos, que pretendem comprar seus produtos na comodidade do lar, ou onde estiverem, através de seus smartphones e tablets.

Receba nosso conteúdo exclusivo

Se cadastre

O E-commerce amplia essa clientela, que passa a ser em todo o Brasil, ao invés de apenas no local onde funciona a loja.

Pequenos empreendedores podem também se aproveitar desse modelo de negócio, embora muitas vezes haja alguns problemas com a logística, com o investimento inicial e com a manutenção desse tipo de negócio.

Logística no E-commerce
Se você pretende vender produtos físicos, você terá que encarar dois problemas principais. Um é o fornecimento desses produtos, caso não seja algo que você próprio produza ou tenha facilidade de obter. Outro problema é a entrega, pois você precisará manter estoques de produtos para pronta entrega, além de todo um esquema estruturado para um rápido envio para o comprador.

Investimento e manutenção
O investimento inicial de capital e a manutenção de um E-commerce também podem acabar sendo um problema. Para que as pessoas confiem na sua loja online, você terá que ter um E-commerce muito bem organizado, estruturado e com recursos de pagamento e segurança. E tudo isso custa dinheiro.

Como alternativa, você pode usar Marketplaces e até mesmo as redes sociais para anunciar e vender seus produtos.

Ganhar dinheiro com publicidade em sites
Agora vamos falar de uma forma de ganhar dinheiro na internet que é pouco comentada, mas que existe desde o início da internet, que é a exibição de espaços publicitários em sites e blogs.

Ao invés de focar em produtos, nesse caso o foco é em conteúdo de qualidade. Esse conteúdo pode ser de informações, dicas, curiosidades, tudo a respeito de um determinado assunto. Mas sobre qual assunto?

Nichos de mercado
A primeira coisa que você vai precisar descobrir antes de iniciar o seu negócio online com publicidade em sites, é qual nicho de mercado você vai abordar.

Os nichos de mercado são áreas de conhecimento ou agrupamentos de interesses em comum, para as quais existe grande interesse de um público específico. São temas bastante procurados por determinados tipos de pessoas. Temos, como alguns exemplos, os seguintes nichos lucrativos:

• GASTRONOMIA
• BOA FORMA
• ANIMAIS DE ESTIMAÇÃO
• NEGÓCIOS
• ENTRETENIMENTO
• EDUCAÇÃO

Quanto mais específico for o seu nicho melhor, assim, dentro do nicho de gastronomia, por exemplo, você terá as receitas culinárias, ou cardápios para dietas. Na área de educação, você pode focar nos vestibulares ou nos concursos públicos, por exemplo.

Para escolher um nicho, você precisa avaliar qual deles interessa a você e de preferência, que seja um sobre o qual já tenha um conhecimento prévio ou interesse. Dessa forma, será mais fácil produzir conteúdo, que você poderá fazer você mesmo, ao invés de precisar investir em redatores.

Google Adsense
Existem outros programas de publicidade, mas o Google Adsense é um dos mais utilizados nesse tipo de negócio. Com ele, você disponibiliza espaços publicitários no seu site, onde serão veiculados anúncios relacionados ao seu conteúdo. Sempre que alguém clicar em um anúncio, você recebe parte da receita desse anúncio.

Para ganhar dinheiro com Adsense é necessário ter um grande volume de visitas em seu site. Você conseguirá isso produzindo bastante conteúdo de qualidade e utilizando técnicas de SEO, que permitem a um site estar mais propenso a aparecer nas buscas do Google.

Ganhar dinheiro vendendo como afiliado
Vender produtos como afiliados é uma das formas preferidas de iniciar um negócio online e ganhar dinheiro na internet. Os Programas de Afiliados, como o Hotmart, disponibilizam inúmeros produtos digitais, como Ebooks e Cursos, que você poderá vender em troca de uma comissão.

Para ganhar dinheiro com programas de afiliados, o procedimento é bem parecido com o necessário para ganhar dinheiro com publicidade. Você precisa escolher um nicho e manter um website com conteúdo dessa área, pois assim será mais fácil anunciar e vender seus infoprodutos.

Seu negócio precisa de um site!
Não importa se a sua escolha é o E-commerce, a Publicidade ou os Programas de Afiliados, o seu negócio online precisará de um site. Mas como começar? Você precisará seguir esses passos:

• ESCOLHA UM NICHO
• CRIE UM NOME PARA O NEGÓCIO
• REGISTRE UM DOMÍNIO
• CONTRATE UM PLANO DE HOSPEDAGEM
• INSTALE O SISTEMA DE SUA PREFERÊNCIA
• CRIE CONTEÚDO
• DIVULGUE E ANUNCIE

Nome e endereço de internet
Já falamos um pouco sobre a escolha do nicho, mas para escolher o nome do negócio, você precisa estar atento se existe a disponibilidade para o registro desse nome como um domínio. Um domínio é o endereço na internet, de preferência com final .com.br. Verifique no site do Registro.br a sua disponibilidade antes de escolher esse nome.

Domínio, hospedagem e sistema
A maneira mais simples de registrar seu domínio e depois configurar seu site, é fazer tudo diretamente no serviço de hospedagem. Hospedagem é onde seu site será “guardado”. Normalmente, eles disponibilizam, além do plano de hospedagem, a possibilidade de registrar seu domínio e ainda instalar os mais conhecidos sistemas de forma automática.
Veja, principalmente, se a sua hospedagem disponibiliza o WordPress, que é a plataforma mais utilizada no mundo para a criação de sites e blogs.

Nós indicamos (e usamos) a hospedagem da Hostgator por ser confiável, bastante estável e com bom suporte. Além de ser totalmente compatível com WordPress.

Conheça os planos de hospedagem aqui.

Um bom começo!
E isso é apenas o início, agora que você já sabe quais são os primeiros passos para escolher e iniciar um negócio online que pode vir a ser a sua principal fonte de renda no futuro. Após escolher seu tipo de negócio e seu nicho de atuação, o seu trabalho será estudar tudo relacionado a ele, para que ganhar dinheiro na internet se torne uma atividade com a qual você estará familiarizado.

PLANEJE, ESTUDE, CRIE SEU NEGÓCIO E GANHE DINHEIRO ONLINE!

Comentários