5 Formas de ganhar dinheiro extra
5 Formas de ganhar dinheiro extra

5 Formas de ganhar dinheiro extra

Ganhar um dinheiro extra no mês é sempre muito bem-vindo, certo? Afinal, ter um complemento de renda é uma ótima estratégia para oferecer mais folga ao orçamento ou para realizar alguns sonhos que exijam um planejamento financeiro maior.

E o mais interessante é que muitas maneiras para aumentar sua renda podem ser colocadas em prática sem sair de casa ou apenas adaptando recursos que você já possui.

Está interessado em descobrir como se organizar para isso? Preparamos um post especial sobre o assunto.

Continue a leitura e confira 5 sugestões para quem deseja ganhar mais dinheiro extra todos os meses. São práticas simples e que, provavelmente, você ainda não considerou. Vamos lá?

1. Venda seus itens seminovos

Como você reagiria se alguém lhe dissesse que existe muito dinheiro parado na sua casa? Parece algo surpreendente, mas é uma realidade na vida da maioria das pessoas. Afinal, nem sempre utilizamos todos os itens que possuímos.

Em diversos casos, temos objetos em bom estado que estão sendo subutilizados em nossa rotina. Alguns exemplos são roupas, calçados, itens de cozinha, recursos tecnológicos e muito mais.

Dê uma olhada ao redor e faça o exercício de procurar por coisas que não possuem tanta utilidade na sua casa, mas que podem servir muito bem a outras pessoas. Às vezes, por exemplo, nos arrependemos de compras e guardamos o objeto sem uso por muito tempo.

É comum que existam doações de itens usados. Contudo, aqueles que têm um valor maior e estão em boas condições podem ser vendidos e se transformar em dinheiro para aumentar o seu salário.

As vendas podem acontecer de maneira presencial ou online. Atualmente, há várias plataformas disponíveis para mediar as negociações. Então, é uma forma de ganhar dinheiro extra pela internet ou mesmo pelo celular.

Se você tiver roupas, acessórios e calçados pode optar por ir até um brechó presencial (ou buscar por alternativas online) e verificar o valor que pagam pelos itens. Também é possível divulgá-los nas suas próprias redes sociais e mobilizar seus amigos.

Além disso, há a alternativa de cadastrá-los nos aplicativos e sites que intermediam as vendas. Por exemplo, o Mercado Livre, a OLX e o Enjoei.

2. Trabalhe com seu carro

Se você tem um carro e o utiliza apenas para seus trajetos de rotina saiba que está perdendo oportunidades de ganhar dinheiro extra com pouco investimento. É possível ganhar uma renda extra com ele e conseguir que seu dinheiro renda mais.

Existem duas possibilidades principais: trabalhar com o carro ou somente disponibilizá-lo para aluguel. A primeira já é conhecida desde a chegada dos aplicativos de transporte particular – como Uber e 99.

Quem tem tempo livre e gosta de dirigir pode se cadastrar para realizar corridas por meio deles. Cada motorista faz o seu próprio horário. Então, torna-se viável aproveitar intervalos na rotina para fazer renda extra.

Por outro lado, quem não gosta da ideia de dirigir pela cidade levando passageiros tem a alternativa de alugar o seu carro. O aluguel particular é mediado por alguns sites. O dono do veículo faz o cadastro e divulga o preço de locação.

A empresa responsável pelo site faz a mediação com consumidores e, geralmente, oferece serviços de seguro e assistência 24h para o carro.

O aluguel é uma opção válida para pessoas que usam pouco o carro. Se ele fica disponível por alguns dias da semana ou horas específicas de um dia, você consegue monetizar esses horários. Bastante interessante, não é mesmo?

3. Ganhe dinheiro extra com seu imóvel

Nossa terceira dica é uma forma de ganhar dinheiro extra em casa – literalmente. Você já pensou em alugar imóveis por meio de plataformas digitais? A mais famosa delas é o aplicativo Airbnb.

Qualquer pessoa pode cadastrar uma casa ou apartamento inteiro. Também é possível disponibilizar para aluguel apenas um quarto da residência (nessa opção, os moradores dividem os espaços comuns com os hóspedes).

A chegada de opções assim tornou mais democrática e acessível a hospedagem de turistas. Em muitas situações, as pessoas preferem buscar um local para alugar no aplicativo ao invés de ficar em um hotel.

Por isso, cresceu também o interesse de fazer renda extra com imóveis que estejam desocupados ou até com a sua própria casa. O investimento é mínimo, já que você utiliza a estrutura existente no imóvel.

Em locais turísticos, há a chance de fazer uma ótima renda, especialmente durante altas temporadas. Então, se você tem uma casa ou apartamento com espaços vagos, considere transformá-los em uma fonte de dinheiro.

4. Trabalhe organizando festas e ganhe dinheiro extra 

Hoje em dia, a organização de festas é um ramo que está crescendo muito. Assim, entrar na área é algo atrativo para quem busca renda extra. É possível até mesmo descobrir uma nova profissão e fazer dela sua renda principal.

Existem diversos caminhos para quem deseja participar de festas. Quem tem talento para a cozinha pode oferecer o bufê ou doces especiais para aniversários, casamentos, bodas, etc. Além disso, também é possível atuar na área de música, decoração, etc.

E se você nunca trabalhou com uma das especificidades antes, pode ficar na parte da organização direta. Isto é, ajudando o dono da festa a encontrar um espaço adequado, contratar os fornecedores e planejar o dia do evento.

Não é difícil participar da organização. É uma atividade que pode ser conciliada com suas outras fontes de renda e gera um dinheiro extra para flexibilizar o orçamento. Atualmente, mesmo festas pequenas podem demandar a contratação de ajuda especial.

5. Participe de testes para empresas

Por fim, outra dica para ganhar dinheiro extra de formas simples e sem investimento é se oferecer para realizar testes de sites, aplicativos ou plataformas de empresas – o chamado crowdtesting.

Muitos negócios de tecnologia, por exemplo, precisam de usuários para testar determinadas funcionalidades antes que elas sejam lançadas para os consumidores. Trata-se de uma estratégia para potencializar o site ou aplicativo, percebendo e corrigindo erros o quanto antes.

Essas avaliações de usabilidade podem ser remuneradas pelas empresas. Assim, vale a pena se informar sobre oportunidades como essa para ganhar dinheiro extra em casa.

Também existe outra maneira de participar de testes para empresas. Dessa vez, ajudando a avaliar o atendimento e os produtos. É o chamado cliente oculto: os empresários pagam para que pessoas frequentem o estabelecimento e façam um relatório avaliativo.

Viu como existem diferentes maneiras de ganhar dinheiro extra? Certamente você não tinha pensado antes em todas as 5 sugestões que trouxemos neste post, não é mesmo?

Então, não perca mais tempo! Avalie as melhores opções para o seu caso e amplie sua faixa de renda.

Nossas dicas ajudaram você a se planejar melhor e avaliar oportunidades de ganhar uma renda extra? Que tal então compartilhar o texto nas suas redes sociais? Afinal, seus amigos podem se beneficiar também destas sugestões!

Comentários