banco digital fintechs

Você já escolheu o melhor banco digital para você? Que tal ter um banco inteiro quando você quiser, no toque do seu celular, tablet ou computador? Os bancos digitais são uma realidade que veio para ficar e você não pode ficar fora dessa novidade que vai tornar a sua vida financeira muito mais prática.

Vamos começar a entender do que estamos nos referindo, com um conceito moderno que tem tudo a ver com bancos digitais, são as fintechs!

O que são fintechs?

O vocábulo fintech é um termo que aglutina as palavras de origem inglesa financial e technology (tecnologia financeira, na tradução literal) e se refere a empreendimentos que desenvolvem plataformas digitais para a área de finanças.

As fintechs são produto da 4ª Revolução Industrial, onde o objetivo é personalizar o serviço de acordo com o que o consumidor demanda, sem a necessidade de haver um estoque. É a produção mediante demanda.

Neste segmento, a tecnologia, por óbvio, é o grande diferencial do serviço, que acaba por proporcionar comodidade e praticidade em relação aos serviços financeiros convencionais do mercado.

O objetivo principal de uma fintech é fazer com que o consumidor tenha um maior e melhor controle de suas operações financeiras utilizando apenas seu dispositivo conectado à internet.

Atualmente, o Brasil já possui mais de 400 fintechs, e em todo mundo já existem aproximadamente mais de 5 milhões delas. Logo, podemos concluir que a inovação veio para ficar e pode determinar o futuro das operações financeiras e torná-las mais acessíveis à população.

Você pode estar se perguntando se é seguro colocar o seu dinheiro em um lugar desses. Não se preocupe, o funcionamento de todos os bancos virtuais é consentido pelo Banco Central pelos demais órgãos governamentais responsáveis pelo controle de autenticidade na área.

O Banco Central ou BACEN exerce importante papel na regulamentação do mercado financeiro, monitorando as atividades do setor. Além disso, você mesmo pode verificar a veracidade do banco digital de sua preferência digitando o nome da empresa e o CNPJ no site do Banco Central.

Existem vários tipos de fintechs como as de crédito e empréstimo, de bitcoins, de crowdfunding, de pagamentos, de investimento, controle financeiro e as nossas aqui, as bancárias.

Assim sendo, todo banco digital é uma fintech, mas nem toda fintech é um banco digital. Vamos saber mais sobre bancos digitais?

O que é um banco virtual?

Bancos digitais, virtuais ou online, como o nome já diz, são aqueles que não oferecem atendimento presencial. Em outras palavras, não há uma agência física como nos bancos tradicionais.

Esta é uma nova proposta do mercado de bancos que vem ganhando cada vez mais adeptos. Utilizando tecnologia, acessibilidade e funcionalidade, você pode executar qualquer tarefa de banco pelo internet banking. É só baixar o aplicativo e ser feliz!

Falamos aqui de um serviço que funciona exatamente como um banco daqueles que você já conhece: abertura de uma conta corrente ou poupança, fundos de investimentos, solicitação de cartões, dúvidas e todos os demais serviços, só que sem burocracia! Que tal?

Não apenas sem burocracia, mas sem filas intermináveis de espera e melhor, é o banco que anda com você! No seu celular, a qualquer momento e a seu dispor.

Você pode também acessar seu banco digital via caixas eletrônicos para depósitos ou retiradas, sem precisar que exista uma agência física. E o melhor de tudo nem é isso, são as tarifas.

Bancos virtuais dispõem de tarifas bem mais suaves para seu bolso. Isso quando elas existem, porque muitos serviços em bancos digitais, que normalmente são cobrados em bancos tradicionais, são completamente gratuitos.

Então como escolher o melhor banco digital? Fique tranquila ou tranquilo! Aqui vamos abordar pontos-chave para você ficar por dentro das principais vantagens de um serviço que tem tudo para transformar o mercado de bancos e facilitar sua vida.

Vantagens ao optar por um banco 100% online

Eu aposto que você já se estressou com as burocracias e taxas cobradas pelo seu banco convencional. É por isso que talvez a maior vantagem do banco digital seja a praticidade e o baixo custo de investimento para abrir uma conta e utilizá-la.

Em alguns bancos você paga uma taxa bastante acessível ou não paga nada para abrir sua conta. Também não paga por saques, nem transferências TED ou DOC (ainda que para outros bancos, mesmo que não sejam virtuais).

Também não paga pelo cartão de crédito e pode até mesmo alterar seu limite de fatura de cartão no próprio app do banco.

E quem não quer se livrar de vez da burocracia praticamente infinita de alguns bancos, em que você fica por lá horas e horas para resolver algo simples. Isso quando consegue resolver!

Para abrir uma conta você escaneia seus documentos no próprio celular e manda para o banco. Depois eles avaliam se está tudo certo ou não. E a assinatura? Relaxa! Também é feita pelo próprio celular. É a praticidade elevada a níveis estratosféricos!

É importante dizer que o banco digital não se resume apenas em aplicativo e internet banking. Outra vantagem bastante relevante diz respeito ao oferecimento de canais virtuais de atendimento personalizado, redes sociais, videochamadas e outras diversas formas de prestar suporte ao cliente.

Você nunca está desamparado em um banco virtual. O suporte é 24h e qualquer dúvida você pode ser atendido em tempo real sem aquela jornada exaustiva, típica dos bancos convencionais, para ser atendido.

O banco digital é o banco do futuro. Neles, qualquer geração será atendida de acordo com as necessidades.

E o público jovem vai se sentir bem mais confortável já que será atendido de forma simples e prática sem alguém tentar te jogar em um consórcio ou em um título de capitalização cheio de expressões técnicas e vocabulário complexo de modo que você nem sabe o que está fazendo!

Horário de atendimento é, sem dúvida, uma das melhores vantagens de um banco digital. Por exemplo, os bancos tradicionais com unidades físicas, têm seus horários de atendimento de 10 ou 11 até às 16 horas.

Muitas vezes o horário é um problema para quem não trabalha próximo a uma agência e só sai do trabalho ao término do horário comercial, isto é, às 17 ou 18h. Além disso, as agências só funcionam em dias úteis, tornando o acesso mais complicado ainda para quem tem limitações de horário.

No banco digital é diferente, você terá suporte e atendimento no próprio aplicativo até mesmo aos domingos e praticamente em qualquer horário.

Tipos diversos de pagamento. Em alguns bancos digitais já é possível encontrar alternativas de cadastro em débito automático para pagamento de impostos como IPTU, IPVA e impostos de operações financeiras, por meio do DARF.

As 5 principais fintechs de bancos digitais

Vamos abordar apenas as principais fintechs do setor de bancos, para te dar um norte sobre quem está no topo hoje em dia!

Agibank

O Agibank é talvez o mais diferente de todos já que trouxe uma ideia inovadora. O que você acha de o seu número de celular se transformar no número da sua conta?

Legal, né? E o bom é que você não precisa decorar o número da sua conta! O aplicativo também permite que você receba seu salário direto no Agibank e, além disso, te oferece as opções de empréstimo, seguros, consórcios e investimentos em CDB.

Mas alguns serviços gratuitos são limitados. Por exemplo, você poderá realizar no máximo até 4 saques por mês e gerar até 4 boletos para depósito, de forma gratuita.

Além disso, a primeira anuidade do cartão de débito e crédito é gratuita. Nas demais, é preciso gastar 50% do limite mensal, ter fatura igual ou maior a R $ 500,00 e investir pelo menos R$ 5.000,00 no banco digital.

A empresa já possui quase 3 milhões de clientes em todo o Brasil e os números estão subindo enquanto você lê este texto!

Além de tudo que o Agibank oferece pontos de atendimento presencial em tosos os Estados do Brasil. Basta acessar o site, selecionar seu estado e cidade e você saberá onde tem um ponto de atendimento ideal para você.

E não é só. O Agibank inovou se tornando o primeiro banco digital a oferecer a possibilidade de pagamento com a conta digital via QR Code.

No Agibank você pode inclusive receber benefícios do INSS diretamente em seu banco digital.

Nubank

O famoso Nubank iniciou seus trabalhos sendo apenas uma operadora de cartão de crédito. Em seguida expandiu seus serviços trazendo a NuConta, que proporciona ao cliente a opção de pagamentos, depósitos, transferências, e o melhor, sem custo para o cliente.

O aplicativo do Nubank possui uma tela principal, que é a do cartão de crédito, e outra acessória, que é da conta digital. No menu abaixo você poderá simular empréstimos de acordo com o que o cliente precisa.

Em seguida, é possível conferir o saldo de sua conta e ainda tem a opção de dentro de sua própria conta, separar o dinheiro que você quer guardar e investir em algumas opções com liquidez diária (você não precisa esperar o mês virar para receber os juros) e outras com resgate em datas futuras, que rendem um pouco mais.

A NuConta também disponibiliza a função débito e crédito no mesmo cartão (que é internacional), com a bandeira Mastercard, sem contar o recurso de pagamento por aproximação (contactless). E se você esqueceu o cartão e não lembra o número, não tem problema.

O próprio app oferece a opção de um cartão virtual que pode ser gerado na hora, para efetuar compras.

Apenas no momento do saque é que o usuário dos serviços do Nubank precisará pagar o valor de R $6,50 por cada saque que fizer.

Banco Inter. Outra opção de banco digital muito interessante, o Banco Inter oferece ao cliente uma conta gratuita com TEDs e DOCs ilimitados.

Também oferece cartões de débito e crédito internacionais sem qualquer anuidade e com a possibilidade de investir seu dinheiro em renda fixa.

O banco Inter também é conhecido por ser o principal patrocinador do clube de futebol São Paulo, o que dá ainda mais credibilidade à empresa.

Outro ponto muito vantajoso é a possibilidade de fazer saques em caixas eletrônicos sem a cobrança de valores por cada saque, direto no Banco 24 Horas.

Outra excelente vantagem é que para se tornar cliente do Banco Inter você não precisa comprovar salário.

A contrapartida é que o banco ainda não possui muitas opções de débito automático, o que pode ser um passo atrás para algumas pessoas que gostam de programar seus débitos.

Banco Next

Em busca de uma melhor adaptação ao mercado das fintechs dos bancos digitais, o Bradesco criou o Next. Disponibiliza aos seus clientes uma conta digital que pode funcionar como poupança também.

Além disso, disponibiliza TEDs e DOCs de graça e cartão de débito. Já a função crédito apenas é concedida ao cliente mediante análise e aprovação da instituição.

É possível também realizar saques em caixas eletrônicos (Banco24Horas) ou do banco Bradesco sem que haja cobrança de taxas por cada saque. Um dos serviços diferenciais é a possibilidade de atendimento presencial nas próprias agências do Bradesco.

Outro ponto relevante é que o aplicativo não consome seu pacote de dados de internet e te proporciona fazer quantas transações quiser. Além de transações ilimitadas é possível se fidelizar a um programa de pontos da Livelo.

A desvantagem é que existe uma mensalidade para que mais serviços sejam disponibilizados para o usuário. O App é bem interessante e permite ao usuário criar objetivos com suas aplicações, sem contar recursos interessantes para organizar sua vida financeira.

Também é possível adquirir empréstimos e juntar dinheiro como em uma vaquinha para os amigos ou pelo próprio banco.

Banco Original

Este banco é considerado o primeiro a ofertar todos os serviços em um ambiente totalmente digital.

Também é possível ter acesso a um cartão de crédito sem anuidade e um programa específico de pontos. Um ponto relevante é que todas as compras realizadas utilizando o Banco Original dão uma parcela de volta ao cliente em cashback.

Ainda é possível, por meio da plataforma, contratar seguros, realizar empréstimos e outros investimentos.

Este banco também fornece a seus clientes a opção de serviços ilimitados por meio do pagamento de uma taxa de R $ 12,90. O aplicativo também fornece ao cliente detalhes gráficos de todos os gastos realizados para que você faça um melhor planejamento de sua vida financeira.

A contrapartida, para alguns, fica na ausência da função débito.

Banco Sofisa Direto

Neste banco a sua conta é isenta de cobrança de taxas para depósito e ainda dispõe das seguintes vantagens
– Cheque por imagem;
– TED e DOC;
– Geração de boletos bancários.

Além disso, o banco Sofisa Direto oferece um cartão na função débito e a possibilidade de realizar 4 saques sem cobrança de taxas e investir em renda fixa com somente R $ 1,00.

Qual é o melhor banco digital?

Aqui apresentamos as principais funções das fintechs de bancos mais conhecidas da atualidade e como há várias opções, você poderá escolher o seu melhor banco digital de acordo com suas necessidades.

Importante frisar ainda que este é o futuro dos bancos e que todas estas empresas investem diariamente em tecnologia de ponta para minimizar ao máximo o risco de ataques cibernéticos.