Muitos que desejam alugar um imóvel podem ter dúvidas sobre como funciona o Quinto Andar. Você já ouviu falar sobre ele?

Essa startup do ramo imobiliário já se tornou conhecida e inovou a maneira como os acordos de aluguéis são realizados. Se você não conhece o Quinto Andar, é o momento de saber mais sobre ele e sobre o que a empresa pode fazer por você.

Continue a leitura para entender como funciona o aluguel com essa startup brasileira e descubra se ela faz sentido para os seus planos pessoais!

O que é o Quinto Andar?

O Quinto Andar é uma companhia criada em 2012 por André Penha e Gabriel Braga. Trata-se de uma startup de tecnologia que surgiu com objetivo de melhorar o setor de aluguéis no Brasil, facilitando o trabalho tanto do locador quanto do locatário.

Segundo os fundadores, a construtech – startup do setor imobiliário – surgiu quando eles perceberam o quanto era difícil locar ou encontrar um local para morar no mercado brasileiro. E o insight veio a partir de experiências pessoais dos idealizadores.

Isso porque o CEO da companhia, Gabriel Braga, levou muito tempo para encontrar um apartamento em São Paulo para alugar. Ele verificou também que as informações que encontrava nos sites das imobiliárias eram insuficientes para tomar uma decisão.  Além disso, ele não tinha um fiador para lhe assegurar.

Por outro lado, o CTO, André Penha, viu o quanto era difícil colocar um imóvel para locação. De acordo com ele, seu apartamento ficou meses parado em uma imobiliária tradicional. Quando ele mesmo resolveu colocá-lo para alugar por conta própria, conseguiu encontrar um interessado em poucas semanas.

Os dois – com experiências distintas no mercado imobiliário – se encontraram na Universidade Stanford, na Califórnia, onde nasceram diversas companhias inovadoras. O Quinto Andar surgiria deste encontro.

De 2012 para cá, a empresa conseguiu se destacar e ganhou notoriedade por apresentar uma proposta diferenciada para o setor imobiliário. Atualmente, a startup está avaliada em cerca de US$1 bilhão.

Qual o objetivo e a estratégia de negócios do Quinto Andar?

O Quinto Andar é uma das maiores imobiliárias digitais do Brasil. O objetivo é facilitar o trabalho tanto do locador que queira alugar seu bem quanto para o locatário, que precisa de um local para viver.

Para os inquilinos, é possível realizar esse processo sem a necessidade de um fiador. A startup apenas faz uma análise de crédito – a fim de avaliar o histórico de pagamento do interessado. Mas também é possível recorrer ao seguro fiança, que é uma garantia para alugar o empreendimento de forma simples, rápida e segura.

Quem é proprietário pode contar com a garantia de que o aluguel estará em sua conta todo mês. Ainda, é possível contar com a Proteção Quinto Andar, que cobre em até R$50 mil eventuais danos ao imóvel ao final do contrato.

Em algumas cidades do país, a empresa também atua com compra e venda de imóveis, com a vantagem de uma negociação rápida e menos burocrática.

Logo, o Quinto Andar atua como:

Todo esse trabalho é possível graças à tecnologia que utilizam para garantir que haja uma experiência eficiente e segura em todo o processo. E todas as etapas são concretizadas no ambiente online.

Como funciona o aluguel de imóveis com essa startup brasileira?

Depois de saber mais sobre a atuação do Quinto Andar e sobre o modelo inovador que trouxeram para o mercado imobiliário, vale a pena descobrir como alugar um imóvel com a startup.

Confira!

Quinto andar para proprietários: como funciona?

Para anunciar um empreendimento na plataforma, basta realizar um cadastro do imóvel pelo site ou aplicativo. Depois, é enviado um fotógrafo à residência para tirar fotos e fazer um vídeo dela.

Quando o anúncio estiver disponível no site, os interessados podem entrar em contato com a equipe de corretores da empresa para saber mais informações e conversar com o locador.

Caso haja uma boa proposta e ela seja aceita, todo o contrato de aluguel é feito e assinado de forma online. O dinheiro da locação é depositado todo dia 12 de casa mês na conta do locador, mesmo que o inquilino não pague.

Nesses casos, a companhia tem meios para cobrar posteriormente o devedor. Além disso, toda a administração é feita pela empresa.

Como funcionam as propostas para locação do imóvel?

Quem deseja alugar pode enviar uma proposta a qualquer momento no site. O proprietário deverá responder em até 72 horas a partir do recebimento da mensagem. Esse prazo é o mesmo para contraproposta.

Quando uma negociação é aceita, o interessado precisa enviar seus documentos para o Quinto Andar analisar. Caso o futuro inquilino seja aprovado na análise de crédito, o contrato é gerado e enviado para ser assinado online por ambas as partes. Um e-mail com as instruções para os passos é enviado em conjunto.

Quais os requisitos para alugar um imóvel pelo Quinto Andar?

Para garantir a sustentabilidade do modelo de negócios, enquanto desburocratiza o processo de locação, o Quinto Andar tem certos requisitos a serem cumpridos. São eles:

  • ser pessoa física (o Quinto Andar não aluga para pessoas jurídicas);
  • aceitar as condições contratuais da empresa, as quais são feitas para assegurar os direitos de ambos os lados;
  • os inquilinos precisam ser aprovados na análise de crédito do Quinto Andar.

Nessa verificação, são avaliados aspectos como: perfil de crédito, histórico de movimentações, gastos financeiros, compatibilidade do aluguel com a renda, entre outros.

Não há a necessidade de um depósito de caução. Basta o envio dos documentos para a verificação.

Quinto Andar é confiável?

Agora que você sabe como funciona o Quinto Andar pode verificar que essa startup surgiu para facilitar o processo de locação – tanto para o locador quanto para o locatário.

Contudo, caso ainda tenha dúvidas sobre a confiabilidade da empresa, vale a pena conhecê-la mais a fundo, a partir do site da construtech. Também vale a pena avaliar os feedbacks dos usuários, por meio da internet e plataformas de reclamações – como o Reclame Aqui.

E você, já utilizou os serviços do Quinto Andar? Deixe seu comentário e compartilhe conosco suas experiências!