Um dos primeiros passos para a criação de um negócio online é a escolha do nicho de mercado, ou seja, da sua área de atuação. A escolha de um nicho irá nortear todo o desenvolvimento do seu negócio online, por isso, deve ser muito bem estudada.

Trabalhar com nichos de mercado é primordial, mas existe uma outra definição de área de atuação que pode ser ainda mais rentável: Os SUPER NICHOS!

Curiosamente, esses super nichos são também conhecidos como micro nichos, o que pode, a princípio, parecer contraditório. Mas aqui neste artigo vamos explicar o que é e como pode influenciar a criação de seu negócio na internet.

Os nichos de mercado e sua importância

Os nichos são áreas de atuação, que possuem um público específico que se interessa por elas e, portanto, estão mais dispostos a adquirir produtos e serviços relacionados.

Receba nosso conteúdo exclusivo

Se cadastre

Estabelecer um nicho na criação de um negócio é importante, porque as vendas são realizadas atraindo público, seja para uma loja ou para um website. E é mais fácil e eficaz atrair um público que compartilha interesses em comum do que precisar alcançar todos os interesses, gostos e personalidades.

Alguns exemplos de nichos de mercado podem ser:

  • Moda
  • Esportes
  • Saúde
  • Entretenimento
  • Gastronomia
  • Educação

Como você pode perceber, são áreas bastante amplas, que podem incluir uma gama muito grande de assuntos e produtos relacionados. Para atingir o público relacionado a um nicho, por exemplo, com propaganda, é necessário que se busque características gerais do público que tem interesse por tal nicho.

Assim, o público alcançado pode ter ou não um interesse naquilo que você está vendendo ou oferecendo, e uma campanha de marketing acaba se tornando mais cara.

Para ser mais específico e reduzir esse alcance, normalmente os negócios online optam pela escolha do que se chamam nichos específicos, ou sub nichos. Vamos explicar a seguir, com exemplos, para que se torne mais fácil.

Nicho: moda
Alguns sub nichos: vestuário, calçados, acessórios

Nicho: saúde
Alguns sub nichos: atividades físicas, medicamentos, doenças

Escolhendo um sub nicho, você limita a área de atuação para aquilo que você vende. Por exemplo, se você vende calçados pela internet e anuncia para o público que se interessa por moda, terá um grande número de visitas, mas apenas uma parcela dessas visitas se interessa de fato pelo seu produto.

Reduzindo o alcance da sua publicidade, você recebe menos visitas, mas em compensação são pessoas mais propensas a comprarem o seu produto.

Os Super nichos

Eles são também chamados de micro nichos, porque são bastante específicos, reduzindo ao máximo o tamanho do público que é alcançado. E são chamados de super nichos, não pelo tamanho, mas justamente pelos resultados de se trabalhar com eles:

É possível ganhar dinheiro de forma mais fácil trabalhando com super nichos.

A lógica de se trabalhar com super nichos é que, se você for mais específico, o público que você alcança vai estar realmente interessado no que você tem a oferecer. Veja a seguir algumas das vantagens da escolha de um super nicho para o seu negócio online:

  • Mais fácil de criar conteúdo relacionado
  • Mais fácil administração e logística
  • Menor gasto com divulgação e publicidade
  • Menor gasto com recursos de hospedagem
  • Maior facilidade em traçar um perfil do cliente
  • Maior facilidade para criar padrões de atendimento
  • Maiores lucros em consequência de menores gastos
  • Possibilidade de trabalho com produtos premium ou únicos

Veja agora alguns exemplos de nichos, sub nichos e super nichos, para ter uma melhor visão geral do que os diferencia:

Nicho: gastronomia
Alguns sub nichos: receitas, alimentação saudável, restaurantes
Exemplo de super nicho: receitas low carb

Nicho: educação
Alguns sub nichos: ensino médio, concursos, idiomas
Exemplo de super nicho: inglês para o enem

Perceba também que os super nichos podem ser tão específicos, que se utilizam de características de um ou mais nichos, ou até mesmo um ou mais sub nichos. Como nos exemplos citados:

Super nicho receitas low carb

Possui características da gastronomia e da saúde, já que se refere a cardápios de dieta. além disso, são receitas que tem a ver com a alimentação saudável, ambos sub nichos de gastronomia.

Super nicho inglês para o enem

O exame do enem é uma espécie de concurso de nível médio. esse super nicho tem, portanto, características dos três exemplos de sub nicho do ramo da educação que apresentamos: ensino médio, concursos e idiomas.

Com os super nichos, você pode ser ainda mais específico. Você pode, no nicho de esportes, por exemplo, trabalhar apenas com venda de roupas para corrida de rua plus size. Esse é apenas um exemplo, mas imagine quantos concorrentes você teria nesse tipo de negócio.

Pouca ou nenhuma concorrência!

Os visitantes da sua loja online chegariam até ela porque procuram esse produto específico, portanto haveria uma maior chance de fecharem um negócio. E para completar, o seu negócio tem uma maior chance de se tornar uma referência no mercado, uma meta bem complicada de se atingir com uma área de atuação mais ampla, onde já existem gigantes disputando o espaço.

Escolha um super nicho!

Agora que você já sabe o que é, além de suas vantagens, já deve ter entendido como é mais fácil ganhar dinheiro online, focando em super nichos.

Porém, de nada adianta apenas escolher um tema sem concorrência. É preciso saber se você terá condições de produzir conteúdo e oferecer produtos relacionados. Para isso, faça pesquisas de palavras-chave e pesquisas de mercado, avaliando a procura por uma área específica, bem como a existência de produtos e serviços que você possa vender nessa área.

Comentários