erros
erros

Quando o assunto é finanças, pequenos hábitos do dia a dia podem até parecer inofensivos, mas, na realidade, acabam fazendo um grande estrago no seu orçamento. Para que isso não aconteça mais, é preciso identificar alguns erros financeiros que você comete, mas que, de alguma forma, não percebe.

Confira a seguir a lista com os 5 maiores erros financeiros e veja se algum deles está acontecendo na sua vida, para que, dessa forma, você consiga identifica-lo a tempo e assim garantir que suas finanças não sejam mais comprometidas por tais erros.

Principais erros financeiros que você comete sem saber:

1.Empréstimos sem necessidade

Pegar dinheiro emprestado sem necessidade com certeza é um dos erros financeiros que você comete, mas provavelmente não se dá conta.

Este erro é um dos que mais gera problemas financeiros para as pessoas, pois o desequilíbrio orçamentário que ele causa pode ser enorme, graças aos juros exorbitantes que muitos bancos cobram e você acaba não percebendo quando vai solicitar o empréstimo.

Por isso, se você não deseja que as suas finanças se transformem em um desequilíbrio total, evite fazer empréstimos sem necessidade, afinal de contas, um dinheiro a mais só serve para você se perder nas contas e acabar gastando mais do que realmente deveria.

2.Atrasos de pagamentos

Outro erro financeiro que você provavelmente comete é o de atrasar o pagamento das contas ou então de impostos.

Seja por desorganização ou então pelo simples fato de não ter condições de fazer compras parceladas, atrasar o pagamento de dívidas só faz com que este valor aumente, em função dos juros, e isso acabe virando uma verdadeira bola de neve.

Portanto, se quer deixar as finanças em dia, não cometa este erro, para o seu bem e também do seu bolso.

3.Dependência

Depender de uma única fonte de renda é um dos erros financeiros que você comete e nem percebe.

Às vezes as pessoas confiam que ter uma única fonte de renda é algo confiável e que vai manter suas finanças estáveis o tempo todo. Só que não é bem assim que acontece.

Com a crise econômica presente em nosso país, ficar dependendo de uma única fonte de renda não só é arriscado como também inviável.

4.Parcelamento habitual

Este é sem dúvida alguma um dos maiores erros financeiros que grande parte da população comete.

Achar que pagando as dívidas de forma parcelada é a melhor escolha para quita-la é um erro tremendo. Isso porque você perde a chance de obter excelentes descontos ao fazer o pagamento a vista, sem contar os vários impostos que são inseridos em cada parcela da sua compra, que fazem com que o valor de cada parcela aumente e, no final, dependendo do caso, você chegue a pagar até o dobro do valor inicialmente cobrado pela compra.

5.Falta de planejamento financeiro

Muitas pessoas poderiam estar com as contas em dias e também com as finanças sob controle se fizessem um bom planejamento financeiro.

Não contar com este planejamento é um dos erros financeiros que pode comprometer seriamente o seu orçamento.

Portanto, antes de contrair qualquer dívida, procure se planejar financeiramente para garantir que suas finanças estão sob controle e que você não terá surpresas desagradáveis no futuro.

Evitando os 5 erros financeiros citados acima, com certeza as chances de você manter as suas finanças sob controle são enormes e, dessa forma, você poderá ter um controle maior sobre o seu orçamento para saber quando pode ou não fazer aquela compra tão desejada.

Comentários