Quando o assunto é finanças, pequenos hábitos do dia a dia podem até parecer inofensivos, mas, na realidade, acabam fazendo um grande estrago no seu orçamento. Para que isso não aconteça mais, é preciso identificar alguns erros financeiros que você comete, mas que, de alguma forma, não percebe.
Confira a seguir a lista com os 5 maiores erros financeiros. Desse modo, veja se algum deles está acontecendo na sua vida, para que, dessa forma, você consiga identifica-lo a tempo e assim garantir que suas finanças não sejam mais comprometidas por tais erros.
Principais erros financeiros que você comete sem saber:
O que você verá neste artigo:
1.Empréstimos sem necessidade
Pegar dinheiro emprestado sem necessidade com certeza é um dos erros financeiros que você comete, mas provavelmente não se dá conta.
Este erro é um dos que mais gera problemas financeiros para as pessoas, pois o desequilíbrio orçamentário que ele causa pode ser enorme, graças aos juros exorbitantes que muitos bancos cobram e você acaba não percebendo quando vai solicitar o empréstimo.
Por isso, se você não deseja que as suas finanças se transformem em um desequilíbrio total. Portanto, evite fazer empréstimos sem necessidade, afinal de contas, um dinheiro a mais só serve para você se perder nas contas e acabar gastando mais do que realmente deveria.
2.Atrasos de pagamentos
Outro erro financeiro que você provavelmente comete é o de atrasar o pagamento das contas ou então de impostos.
Seja por desorganização ou então pelo simples fato de não ter condições de fazer compras parceladas, atrasar o pagamento de dívidas só faz com que este valor aumente, em função dos juros, e isso acabe virando uma verdadeira bola de neve.
Portanto, se quer deixar as finanças em dia, não cometa este erro, para o seu bem e também do seu bolso. Utilize de planilhas para se organizar!
3.Dependência
Depender de uma única fonte de renda é um dos erros financeiros que você comete e nem percebe.
Às vezes as pessoas confiam que ter uma única fonte de renda é algo confiável e que vai manter suas finanças estáveis o tempo todo. Só que não é bem assim que acontece.
Com a crise econômica presente em nosso país, ficar dependendo de uma única fonte de renda não só é arriscado como também inviável.
4.Parcelamento habitual
Este é sem dúvida alguma um dos maiores erros financeiros que grande parte da população comete.
Achar que pagando as dívidas de forma parcelada é a melhor escolha para quita-la é um erro tremendo. Isso porque você perde a chance de obter excelentes descontos ao fazer o pagamento a vista. Além disso, tem os vários impostos que são inseridos em cada parcela da sua compra, que fazem com que o valor de cada parcela aumente e, no final, dependendo do caso, você chegue a pagar até o dobro do valor inicialmente cobrado pela compra.
5.Falta de planejamento financeiro
Muitas pessoas poderiam estar com as contas em dias e também com as finanças sob controle se fizessem um bom planejamento financeiro.
Não contar com este planejamento é um dos erros financeiros que pode comprometer seriamente o seu orçamento.
Portanto, antes de contrair qualquer dívida, procure se planejar financeiramente para garantir que suas finanças estão sob controle e que você não terá surpresas desagradáveis no futuro.
Evitando os 5 erros financeiros citados acima, com certeza as chances de você manter as suas finanças sob controle são enormes. Dessa forma, você poderá ter um controle maior sobre o seu orçamento para saber quando pode ou não fazer aquela compra tão desejada.