O mercado de ações é um ambiente repleto de oportunidades, que podem – e devem – ser aproveitadas pelos investidores ao longo do tempo. Para começar a investir na bolsa de valores com assertividade e segurança, no entanto, é imprescindível que o investidor esteja bem preparado e apto a executar esta tarefa.

Mas, diferente do que muita gente acredita, fazer investimentos em bolsa de valores não é nenhum bicho de sete cabeças. Se você pensa em começar a investir na bolsa em breve, este artigo é para você.

Continue a leitura e confira 5 passos que você deve seguir para realizar seus primeiros aportes no mercado de ações com segurança e ter sucesso nesta empreitada.
Acompanhe!

Estude o mercado
Quando o assunto é investimento, o primeiro – e mais importante – passo que deve ser dado pelo investidor iniciante está diretamente ligado à sua preparação individual para realizar esta atividade.

Receba nosso conteúdo exclusivo

Se cadastre

Estudar o funcionamento do mercado, conhecer os principais produtos de investimento, suas características e seus respectivos riscos pode fazer toda a diferença no médio e longo prazo – podendo ser, inclusive, o fator decisivo entre o sucesso e o fracasso do investidor no mercado financeiro.

Antes de realizar seus aportes no mercado de ações, portanto, adquira o máximo de conhecimento possível e prepare-se para esta tarefa. Acompanhe blogs sobre investimentos e canais de educação financeira no YouTube e aposte em bons cursos educacionais – que tendem a consolidar uma série de informações sobre o mercado e preparar você para investir com qualidade na bolsa de valores.

>>> Conheça nosso curso de Bolsa de Valores e prepare-se já para começar a investir em ações!

Conheça seus objetivos
Um investidor que deseja ter sucesso no mercado financeiro não deve realizar seus aportes sem antes conhecer seus objetivos pessoais. Identifique quais são suas metas e anseios e tenha-os em mente na hora de tomar uma decisão de investimento.

Não se esqueça que os investimentos em bolsa de valores são, de modo geral, indicados para aportes de longo prazo – principalmente por conta das oscilações de preço das ações.

Ter um bom planejamento financeiro e objetivos bem definidos antes dos primeiros aportes pode ajudar você a fazer boas escolhas de investimento e não comprometer suas finanças com aplicações equivocadas.

Escolha uma corretora confiável
Escolher uma corretora confiável e que ofereça um serviço de qualidade aos seus clientes é outro passo fundamental que o investidor deve seguir antes de começar a investir na bolsa de valores. Afinal, você não vai querer deixar seu dinheiro depositado em uma instituição financeira com baixa credibilidade no mercado financeiro, não é mesmo?

Conhecer o feedback de outros clientes, as taxas cobradas pela corretora e os serviços e produtos oferecidos por ela também é uma etapa importante – que não deve ser negligenciada pelo investidor.

Diversifique seus investimentos
Na hora de escolher os ativos que farão parte do seu portfólio de investimentos, aposte na diversificação dos investimentos. Ao diversificar seus aportes, você reduz os riscos da sua carteira de investimentos e aumenta as chances de melhorar sua rentabilidade ao longo do tempo.

Mas atenção! Se você tem um capita limitado para começar a investir na bolsa de valores, a dica é não buscar diversificar tanto – ao menos neste primeiro momento. Procure fazer bons investimentos, de acordo com sua estratégia pessoal e diversifique conforme seus aportes forem se tornando mais frequentes.

Tenha paciência!
Investir no mercado financeiro exige de todo investidor muita calma, paciência e equilíbrio – uma vez que, apesar das oportunidades que este mercado oferece, a volatilidade e os riscos estarão sempre presentes. A dica, neste caso, é não se desesperar e ter sempre a consciência de que os lucros não aparecerão de uma hora para outra.

Seja paciente, confie em sua estratégia de investimento desde o primeiro aporte na bolsa de valores e saiba aguardar pelos resultados. Um investidor preparado e empenhado em fazer bons aportes sempre terá muito a ganhar com seus investimentos no mercado financeiro!

Prepare-se agora mesmo para investir na bolsa!
Quer se preparar para investir na bolsa de valores? Então inscreva-se agora mesmo no curso Bolsa de Valores 2.0 e dê um passo importante em direção à sua independência financeira!

Comentários