Você acha complicado fazer um controle financeiro eficiente? Essa tarefa nem sempre é simples — principalmente quando usamos as ferramentas erradas. Para isso, existem diversos aplicativos de finanças que você pode utilizar.

Muitas pessoas têm dificuldade para organizar o dinheiro e não sabem o quanto recebem ou gastam no mês. Independentemente de qual seja o seu objetivo com o dinheiro, é fundamental ter planejamento financeiro pessoal.

Então, que tal contar com apoio nesta empreitada? Neste artigo, você conhecerá 7 dos melhores aplicativos de finanças pessoais para utilizar no seu dia a dia.

Confira!

Importância do controle e da organização financeira

O controle financeiro traz diversas vantagens para a sua vida. Com planejamento e organização, você pode aliviar o orçamento mensal, poupar dinheiro, eliminar dívidas e se tornar mais consciente da sua situação financeira.

Além disso, controlar as finanças traz mais segurança material para que você e sua família possam ter qualidade de vida e aproveitar os momentos de lazer com mais tranquilidade. Não seria bom, por exemplo, ter a garantia de ter dinheiro suficiente para pagar as contas, poupar e investir para realizar seus sonhos?

A organização financeira pessoal também é uma das formas mais eficientes para garantir uma aposentadoria tranquila. Quanto mais preparado financeiramente você estiver, mais fácil será ter uma renda no futuro, mesmo em períodos de mudanças no sistema previdenciário.

7 melhores aplicativos de finanças

Agora que você compreendeu a importância de cuidar do seu dinheiro, confira 7 aplicativos que você pode utilizar no smartphone ou no computador e que ajudam a manter a sua organização financeira:

1. GuiaBolso

O GuiaBolso é um dos principais aplicativos para finanças e para ajudar você a cuidar do dinheiro. O maior diferencial é que ele faz conexão com todas as suas contas bancárias. O nível de segurança é alto, pois a ferramenta conta com criptografia de ponta a ponta.

O aplicativo pode ser utilizado para controle financeiro automático, permitindo que você controle melhor as suas finanças. Além disso, é possível ter um controle melhor do futuro e fazer um planejamento das contas futuras – e, claro, dos seus objetivos financeiros.

Este app disponibiliza, ainda, a função de empréstimo pessoal. Com isso, você pode acompanhar e contratar empréstimos ofertadas pelas instituições financeiras. Disponível para Android e iOS.

2. Organizze

Esse aplicativo, que, está disponível para Android e iOS, permite que você conecte diversas contas online. Assim, é possível acessar o saldo de todas elas – e acompanhá-las. A aplicação também mostra um demonstrativo dos lançamentos de todos os meses.

Com o Organizze, você pode dividir as categorias em subcategorias para facilitar a organização do seu orçamento, de acordo com as suas necessidades. Além disso, não é necessário ter conexão com a internet para que esse aplicativo de gestão financeira funcione.

Também é importante ressaltar que, durante a sincronização, todos os seus dados são criptografados – o que garante mais segurança.

3. Mobills

Esse é um dos aplicativos financeiros mais completos do mercado. Com diversas funcionalidades, o app permite controlar os gastos e é ideal para substituir as planilhas por uma ferramenta mais simples e intuitiva. Está disponível para Android e iOS.

O Mobills permite agilidade no registro das informações e fornece gráficos interativos. Também é possível fazer a integração com o cartão de crédito, permitindo um maior controle de gastos e ganhos durante o mês.

Com os gráficos comparativos, você terá uma boa noção da categoria que mais consome. As informações cadastradas são sincronizadas automaticamente na nuvem, o que mantém a aplicação atualizada. Assim, é possível acessar facilmente a plataforma pelo computador.

Você também pode cadastrar e consultar as despesas por meio da importação de SMS e de notificações de outros aplicativos. Outra função interessante é categorizar os gastos por geolocalização.

4. Minhas Economias

Esse aplicativo de finanças pessoais permite que você faça previsões sobre o seu saldo bancário. Isso é muito importante para evitar entrar no cheque especial – o que poderia resultar na cobrança de juros elevados no futuro.

O Minhas Economias também permite criar lembretes pessoais que indicam quando se deve agendar qualquer tipo de transação financeira ou realizar um pagamento. Essa funcionalidade é ideal para quem costuma esquecer de pagar as contas em dia.

Outro ponto interessante desse gerenciador financeiro é que ele envia constantes informações sobre o mercado financeiro. Assim, o aplicativo – que está disponível para Android e iOS – permite que você se mantenha informado para cuidar do dinheiro e até investir melhor.

5. Toshl Finance

O Toshl Finance é um aplicativo de monitoramento de despesas simples e que tem diversas funcionalidades interessantes. Você pode sincronizar seus cartões de crédito, suas contas bancárias e outros serviços financeiros.

Também é possível importar planilhas do Excel com dados bancários. O aplicativo envia notificações sobre seus gastos e avisa quando você se manteve dentro do orçamento. O grande diferencial é que o app permite utilizar moedas digitais como moeda principal. Disponível para Android e iOS.

6. Wisecash

O Wisecash é mais um dos diversos aplicativos de finanças pessoais disponíveis para os brasileiros. O app é básico, mas apresenta a maioria das funcionalidades utilizadas pelos usuários.

Por isso, o Wisecash é uma opção bastante fácil de utilizar e ideal para quem deseja algo prático e simples para controlar o dinheiro.

O aplicativo tem uma navegação intuitiva, com layout agradável, com interface bem simples e descomplicada. A forma de registro também é acessível: para se cadastrar, basta preencher algumas informações.

Quando você faz o seu cadastro, o app apresenta as configurações básicas: conta corrente, cartão de crédito, dinheiro e poupança. No entanto, você pode personalizar as opções de acordo com o seu perfil.

O aplicativo pode ser baixado apenas em dispositivos com o sistema operacional Android.

7. Money Manager

O Money Manager funciona como uma planilha de controle de gastos. Nele, você pode gravar tanto a entrada e saída de dinheiro da sua conta quanto os depósitos recebidos. Assim, é possível controlar as suas finanças pessoais de forma segura.

Você também pode criar subcategorias de acordo com as suas necessidades para facilitar a organização do orçamento pessoal. Como forma de segurança, é possível criar uma senha para acessar o aplicativo, que está disponível para Android e iOS.

Cada app tem as suas funcionalidades e você pode fazer alguns testes para saber quais aplicativos de finanças mais se adéquam às suas necessidades. Assim, você pode melhorar a organização financeira e pode começar a poupar para investir!

Agora que você sabe como se organizar no dia a dia, confira 5 dicas incríveis de como fazer o seu dinheiro render.