economizar
economizar

É muito importante aproveitar o presente, mas, sem disciplina e economia, se torna inviável realizar sonhos futuros maiores, como a compra de uma casa ou de um carro, realizar um bom casamento, ter filhos e viajar, por exemplo, para isso é necessário economizar dinheiro.

Nenhum extremo é interessante no mundo das finanças. Quem poupa tudo que ganha, pensando no futuro, e não sai de casa para fazer nada, com medo de gastar e não sobrar para amanhã, tem uma grande chance de se frustrar. Isto é, esse “futuro” pode nunca chegar, afinal, ninguém sabe o dia de amanhã.

Já quem gasta tudo e não pensa no futuro, o dia que perder o emprego ou acontecer algo, não terá reservas para ter tempo de se reerguer e passará por muitas dificuldades, além de não conseguir realizar planos maiores futuros. Então o importante é sempre manter o equilíbrio para não deixar de aproveitar nem o hoje e nem o amanhã.

A primeira dica para conseguir economizar é fazer uma planilha com todas as entradas e saídas da casa. Todo o dinheiro que for recebido de todas as fontes devem constar neste arquivo, assim como cada centavo gasto, sempre especificando o local e o fim.

Economize

Desta forma, fica muito mais fácil entender para onde está indo o dinheiro e, se necessário, cortar gastos, para economizar dinheiro no fim do mês. Os cortes sempre devem ir do mais supérfluo para o mais necessário. Ou seja, se você está gastando mais do que ganha, pense em cortar algumas saídas por mês. Além disso, cortar compras, diminuir o pacote da TV a cabo e da internet. Para depois, se a situação ainda não se resolver, cortar coisas mais importantes, deixando sempre como prioridade contas como aluguel, condomínio, luz, água, comida e etc.

Depois que tudo foi planilhado e entendeu-se para onde está indo o dinheiro e quais são os melhores gastos para cortar. O dinheiro começará a sobrar e você poderá então investir para multiplicar seus recursos e realizar seus planos futuros.

Nesta hora, é importante abrir uma conta em uma corretora, procurar um bom assessor de investimentos e colocar o dinheiro para trabalhar pra você. Atualmente é possível encontrar no mercado investimentos conservadores pagando 13%, 14%, 15% ao ano. O que representa mais do que o dobro da rentabilidade oferecida pela poupança, com a mesa segurança e liquidez.

Então não deixe para amanhã o que pode começar agora mesmo. Economize – sem deixar de aproveitar o presente. Invista e fique o mais perto possível de realizar todos os seus planos e sonhos, independente quais sejam eles.