principais dúvidas de investidores iniciantes: avatar com uma interrogação

É muito comum que surjam diversos questionamentos na hora de investir, especialmente se está começando seus primeiros passos no mercado financeiro. Entre as inseguranças estão o funcionamento das corretoras, o momento certo para começar a investir, entre outras questões. Acompanhe este artigo e confira as principais dúvidas de investidores iniciantes e suas respostas!

1. Como escolher a melhor corretora de valores?

Este é um processo onde é necessário considerar aspectos como a variedade de produtos ofertados pela corretora em questão, as taxas cobradas pelos serviços, se existe assessoria especializada, entre outros.

Atente-se ao fato de que tanto os bancos como algumas corretoras costumam oferecer produtos que rendem mais comissões para eles, resultando em um conflito de interesses, onde nem sempre o que é oferecido é mais interessante para o investidor. Por isso, é essencial conhecer previamente como o mercado funciona para conseguir escolher produtos adequados ao seu perfil e objetivo.

2. Qual o momento certo para investir?

Sabemos que investir é a maneira mais eficiente de construir um patrimônio e ter um futuro mais sossegado. No entanto, é preciso avaliar se o seu momento de vida permite que vá para este caminho. Por exemplo, se no momento não tem uma fonte de renda segura, perdeu o emprego e está sob a dependência de um fundo de reserva emergencial, talvez deva esperar se estabilizar financeiramente para começar a investir.

Faça um planejamento, organize suas contas e somente após estar tudo em ordem, programe-se para investir. Saiba que quanto melhor preparado, maiores as chances de aplicar de maneira correta gerar bons rendimentos.

3. Preciso ter uma conta em banco para investir?

Contratar uma corretora de valores, não exclui a necessidade de possuir uma conta bancária. Isso acontece porque a sua aplicação vai de sua conta diretamente à corretora, que possuem contas comuns para investimento. No entanto, pode ser tanto conta corrente como conta poupança, embora esta última dependa do aceite de cada corretora.

Vale lembrar que alguns bancos digitais, hoje em dia, não cobram taxas nas transações. Por isso, verifique com a instituição na qual tem interesse quais os valores cobrados nas operações.

4. Preciso de uma valor mínimo para começar a aplicar?

Engana-se quem pensa que é necessário uma quantia exorbitante de dinheiro para iniciar seus investimentos. Com relativamente pouco dinheiro, já é possível iniciar. Por exemplo, existem CDB’s que permitem aplicações a partir de R$ 1 mil.

O que achou das principais dúvidas de investidores iniciantes?

Esperamos ter esclarecidos alguns dos questionamentos mais recorrentes. Deixe seu comentário e confira outras postagens da Arena do Dinheiro.