economizar dinheiro ganhando pouco

Descobrir como economizar dinheiro ganhando pouco pode ser um enorme desafio. Mas, felizmente, saiba que é possível fazer sobrar uma quantia, por menor que seja, no final do mês.

Para alcançar esse objetivo, decerto é fundamental ter foco e determinação. Algumas dicas, no entanto, também podem lhe ajudar a colocar as finanças em ordem e juntar dinheiro com maior facilidade.

Se você tem uma renda mais baixa e dificuldades em economizar, esse artigo é para você! Portanto, continue a leitura para descobrir como economizar dinheiro e mudar sua realidade financeira!

Por que a educação financeira é importante?

Economizar dinheiro não é um problema apenas de quem ganha pouco. Afinal, é muito fácil encontrar pessoas com alto poder aquisitivo e dificuldades financeiras justamente por não saberem lidar com a renda que possuem.

Essa é, inclusive, a realidade de grande parte dos brasileiros. Um dos motivos para a má administração dos gastos, mas também por não saber o que fazer com o dinheiro é a falta de educação financeira.

A educação financeira é essencial para qualquer pessoa que deseja aprender a lidar melhor com as finanças. A partir dela, você consegue entender que o dinheiro é um recurso finito e escasso, e que todos devemos saber lidar com ele para que não falte no futuro.

Quanto mais um indivíduo se aprimora nesse tema, mais ele saberá controlar sua situação financeira. Isso porque você aprende a ter um olhar mais crítico e observador sobre seus costumes e hábitos de consumo. Assim, torna-se mais simples identificar onde é preciso mudar.

Por que controlar as finanças?

Agora que você já conhece a importância da educação financeira, é o momento de entender por que, afinal de contas, vale a pena manter seu dinheiro sob controle.

Controlar as finanças impedirá que você se coloque em uma situação econômica difícil. Você evita o endividamento, o estresse e todas as consequências negativas desse problema.

Além disso, manter seu dinheiro bem gerido permite que você realize sonhos. E, claro, que tenha uma vida muito mais tranquila.

Lembre-se que todas as pessoas precisam – e devem ter – sonhos que as motive a continuar vivendo bem e com propósito. No entanto, é preciso manter o foco e se planejar para alcançá-los.

Como economizar dinheiro mesmo ganhando pouco? Veja 7 dicas!

Você viu até aqui que a educação financeira e o controle do seu dinheiro é essencial para uma vida equilibrada, certo? Mas, se você ganha pouco, como conquistar essa meta?

Saiba que economizar dinheiro, mesmo ganhando pouco e com obrigações financeiras mensais, é possível. Confira abaixo 7 dicas importantes para fazer isso de forma eficiente!

1.Reveja seu estilo de vida

O primeiro passo para modificar sua realidade e fazer um valor sobrar todos os meses é justamente analisar seu estilo de vida e seus hábitos de consumo. Comece a ter uma noção exata sobre como utiliza seu dinheiro.

Verifique onde podem existir excessos para realizar cortes de gastos não essenciais. Veja também o que pode ser substituído por uma alternativa mais acessível. Por exemplo, optar por atividades gratuitas de lazer ao invés de pagar por elas.

2. Faça ajustes no seu dia a dia

Pequenas atitudes podem resultar em uma boa economia no final de um ano. Por isso, veja o que você pode fazer para conseguir economizar dinheiro. Em muitos casos, é necessário utilizar a criatividade.

Por exemplo, substituir alimentos por marcas mais baratas, levar comida de casa para o trabalho e utilizar utensílios emprestados em vez de comprá-los pode lhe ajudar a salvar um bom montante financeiro.

Ir ao trabalho de bicicleta em vez de ônibus e trocar a televisão a cabo por um serviço por assinatura streaming também pode trazer impactos financeiros relevantes.

Mudanças devem ser feitas também no seu ambiente doméstico. Por exemplo, utilizar as luzes somente durante a noite, tirar eletrônicos da tomada e trocar lâmpadas por modelos mais econômicos também pode fazer a diferença.

3. Adote o minimalismo

Essa é uma das dicas para poupar dinheiro que todos deveríamos seguir durante toda a vida. Afinal, ser minimalista pode nos ajudar a utilizar nossos ganhos somente com o que nos importa.

Seguindo o minimalismo, você não desperdiçará tempo e recursos com o que não lhe trará benefícios ou felicidade. Pode ser difícil no início, mas adquirir esse estilo poderá ser transformador.

4. Faça um planejamento

Realizar um planejamento financeiro é fundamental para conseguir economizar ganhando pouco dinheiro. Por isso, avalie seus custos e ganhos, planeje os próximos meses e estipule um valor para cada setor de gastos, como alimentação, moradia, lazer, etc.

Há gastos essenciais que, muitas vezes, não podemos diminuir de imediato, como o aluguel, por exemplo. Contudo, despesas como luz, transporte e alimentação podem ser reduzidos.

Também é fundamental seguir o planejamento realizado. Portanto, mantenha o foco e siga o plano estabelecido. Não esqueça também de estipular um valor para poupar e guardar todos os meses.

5. Crie metas

Criar metas para o curto, médio e longo prazo lhe ajudará a ter foco na economia. Sempre que conseguir alcançar o que foi estipulado, sua motivação será ainda maior para continuar mantendo-se firme no que você planejou.

6. Invista  

Você viu que economizar com um salário baixo é possível. O próximo passo para manter a sua saúde financeiro é investir seu dinheiro. E fazê-lo trabalhar para você.  

Existem inúmeras alternativas no mercado financeiro para quem deseja começar a investir com pouco. Um exemplo são os títulos do Tesouro.

Além disso, conforme for poupando e gerando um excedente, em algum tempo poderá ter uma boa quantia para investir em outras modalidades que estejam alinhadas ao seu perfil de investidor e seus objetivos financeiros.

Se deseja saber como investir de maneira eficiente, o blog Arena do Dinheiro tem diversos artigos para lhe ajudar nisso!

7. Tenha uma renda extra

Finalmente, se você deseja economizar dinheiro ganhando pouco, é importante buscar por alternativas para aumentar seu orçamento. Desse modo, procure maneiras de fazer uma renda extra ou aprimorar seus conhecimentos para conseguir ganhar mais no seu trabalho.

Com tempo e muito trabalho, ficará muito mais fácil ganhar mais e economizar com maior facilidade no dia a dia.

E lembre-se: não desperdice o que você ganhar a mais! Poupe para investir e trabalhe sempre para realizar seus sonhos!

Gostou das dicas para economizar dinheiro? Então aproveite para aprender um pouco sobre investimentos. Confira as 4 principais dúvidas de investidores iniciantes!