Dinheiro
Dinheiro

Economizar dinheiro realmente não é uma tarefa muito fácil para a maioria das pessoas. O maior desafio, muitas vezes é adiar um desejo imediato. Quando é feito um parcelamento, por exemplo, acaba-se olhando o tamanho da parcela ao invés do preço final do bem adquirido. A facilidade do parcelamento por meio do cartão de crédito é uma armadilha para quem não sabe usar. Se você um dia já teve problema com cartão de crédito é muito mais fácil entender o que estou falando.

A grande questão é: ganho mal ou gasto mal?

Independente da resposta, o ideal é adequar seu padrão de consumo às suas despesas.

Para isso, o ideal é fazer um balanço da quantidade de dinheiro que entra e sai do seu caixa. Esse é um trabalho chato, mas necessário. Tente especificar o máximo possível seus gastos. Sugiro usar essa planilha.

O segundo passo, é controlar as despesas variáveis, para isso, sugiro o aplicativo que integra o fluxo da sua conta. Se você não quiser usar um aplicativo, utilize sempre o cartão de crédito para todas as despesas e, ao final de cada mês, faça uma análise dos gastos e inclua na planilha que citei acima.

Após realizar esse balanço, identifique se a conta fecha. Se isso acontecer, é hora de partir para os investimentos.

Se a conta não fechar, ficar no vermelho, é hora de pensar nos cortes. Pacotes de TV, celular, diminuir as saídas para jantar entre outros. Faça isso já. Se tiver fatura em atraso, por exemplo, recorra ao seu gerente do banco para um empréstimo mais barato, pois os juros do cartão de crédito no Brasil são os mais altos do mundo e podem chegar a 400% ao ano. Algo que considero abusivo.

Vamos às dicas para economizar dinheiro:

  1. Primeiramente, registre todas as suas despesas

 1.1 Centralize seus gastos em apenas um cartão de crédito

 1.2 Utilize o evernote ou bloco de notas do seu celular e anote tudo

 1.3 Preencha a planilha no final do mês e analise os gastos do cartão.

  1. Defina metas para suas despesas

 2.1 Utilize 60% da renda para gastos essenciais, tais como lazer, moradia, alimentação, transporte e educação.

 2.2 Em resumo, 30% é suficiente para investimento e poupança de emergência para seu futuro e imprevistos. Busque aplicações diferentes para cada uma dessas modalidades para não misturar o dinheiro.

2.3 Consequentemente 20%  devem ser reservados para gastos com hobbies, lazer, academia, salão, compras etc.

  1. Defina um dia para pagar as contas

Em síntese, deixe todas as contas com vencimento para o mesmo dia, assim não correrá o risco de esquecer uma data. Ademais, deixe de preferência no débito automático, para não correr o risco de esquecer e pagar juros.

  1. Defina metas

Comprar um carro em dois anos no valor R$ 40.000,00. Utilize o conceito smart.

  • Specific (Específica)
  • Mensurable (Mensurável)
  • Attainable (Alcançável)
  • Relevant (Relevante)
  • Time-Based (Temporal)

Sugiro ler esse conceito por meio deste artigo.

  1. Alinhe sua meta com a família.

Esse é um passo muito importante, pois sozinho você chegará rápido, mas em conjunto irá mais longe. Por isso, alinhe com a família o objetivo da economia.

  1. Utilize as milhas do seu cartão

Aproveite um dos grandes benefícios do cartão de crédito, as milhas. Economize com passagens e aproveite o programa de recompensas para comprar um objeto de desejos.

  1. Compare tudo antes de comprar

Em suma, a pressa é inimiga do seu bolso. Antes de comprar, durma e reflita: Eu preciso disso? Afinal, se você acordar e ainda quiser, compare em sites, busque desconto. Ou seja, na maioria das vezes, é possível economizar até 30% do valor da loja física. Sites como buscapé, mercado livre, bondefaro são meus favoritos.

Por isso, economize com seguro, utilize corretoras que comparam online, como a minuto seguros por exemplo.

  1. Evite as tarifas dos bancos

Resumidamente, se você paga tarifa do em seu banco, abra uma conta digital no Itaú, Bradesco ou Banco do Brasil. Ela têm os mesmos serviços sem custos.

Senão, se você paga anuidade do seu cartão, utilize o Nubank. É um serviço sem custo e muito bom!

  1. Evite investimentos caros

Finalmente, se você já investe, procure alternativas aos seus investimentos. Utilize o comparador de fundos da XP investimentos. Nesse caso, deixar de perder é economizar.

Se você gostou, não deixe de comentar e compartilhar.

Comentários