como economizar gasolina

Saber como economizar gasolina é talvez o desejo de todos aqueles que dependem de um veículo para realizar suas atividades rotineiras. Afinal, o custo do combustível – especialmente em momentos de alta – atrapalham qualquer orçamento.

Assim, a melhor alternativa é encontrar maneiras de poupar e evitar que o preço da gasolina impacte no seu custo mensal. Então, que tal conferir 8 dicas práticas para tornar o uso do combustível muito mais econômico?

Continue conosco e confira 8 dicas práticas para gastar menos gasolina e economizar todos os meses!

O que saber para economizar combustível?

Antes de acompanhar as 8 dicas, compartilharemos com você algumas dúvidas frequentes relacionadas ao uso do combustível – o que impacta diretamente nos custos. Afinal, a maneira como utilizamos o veículo, bem como o tipo de carro pode influenciar nas contas.

Então, acompanhe a seguir algumas das maiores dúvidas sobre o assunto!

Qual marcha economiza mais gasolina?

Não há uma marcha que economiza mais ou menos gasolina. No entanto, é essencial trocá-las sempre na rotação correta, mantendo o giro do motor sempre em sintonia com a marcha escolhida.

O fato é que uma troca de marchas com eficiência ajuda a economizar combustível. Para isso, basta observar o conta-giros e mudá-la antes de chegar a 2.500 rpm (para gasolina). Nessa rotação, o motor costuma ser mais eficiente, consumindo menos combustível.

O que faz um veículo consumir mais combustível?

São muitos os aspectos que influenciam no consumo do combustível. É o caso de pneus mal calibrados, carro pesado, velas gastas, excesso de velocidade, uso contínuo do ar-condicionado, rodas não alinhadas, filtros de combustível sujos e velhos, escapamento antigo ou furado, etc.

Além desses detalhes, o próprio carro pode ser um modelo que consome muito e roda menos quilômetros por litro. Por isso, é importante também entender quanto seu carro gasta por quilometro rodado, em média.

Como economizar combustível na cidade?

Além de fazer revisões periódicas para identificar detalhes que fazem o carro consumir mais gasolina, a maneira como o motorista dirige também pode influenciar nos custos – especialmente na cidade.

Logo, a melhor forma de economizar é justamente mantendo a revisão e manutenção do carro em dia e adotar práticas de direção mais conscientes, na cidade e na estrada.

8 dicas para economizar gasolina no dia a dia

Agora que você já acompanhou algumas das principais dúvidas compartilhadas por quem deseja consumir combustível com mais economia, conheça agora 8 dicas importantes que podem ajudar você a economizar gasolina no dia a dia e manter as finanças sempre em ordem.

Vamos lá?

1.Tenha cuidado com o ponto morto

Muitos acreditam que andar com o carro no ponto morto ajuda a economizar combustível. Isso não é verdade. Além de fazer com que você fique impedido de utilizar o freio motor, seu carro pode ficar mais instável – o que pode aumentar o risco de acidentes.

O ponto morto, inclusive, eleva o consumo de gasolina. Se o seu carro utiliza injeção eletrônica, ele deve ficar sempre engrenado para consumir menos. Isso porque esse sistema identifica quando o motor não precisa acelerar – cortando o combustível da câmara.

O mesmo vale para as descidas. Dependendo do veículo, a dica é deixá-lo na marcha mais alta, mas sem acelerar quando estiver em uma descida.

2.Leve somente o necessário

Quanto mais peso seu carro carregar, mas ele consome gasolina. Isso porque automóveis com muito peso exige mais do motor.

Inclusive, carros mais pesados costumam ser muito mais beberrões na comparação com outros menores. O mesmo vale para quem adora adicionar objetos diversos – que não são utilizados – no automóvel.

Então, se se você tem o costume de deixar pertences sem necessidade dentro do veículo, comece a levar somente o que é essencial.

3. Evite acelerar e frear bruscamente

Se você tem o hábito de acelerar e dirigir em alta velocidade, pare imediatamente. Além de ser perigoso, evita a economia de combustível. O ideal é trocar as marchas de forma suave e pisar no acelerador com calma, mantendo uma velocidade constante.

Acelerar e frear a todo momento exigem muito do motor. E, em um trânsito intenso, o costume pode fazer com que sua gasolina se perca ainda mais rápido.

4. Atente-se ao farol

Acelerar o carro enquanto está parado no farol é uma prática comum, mas que contribui para que o tanque se esvazie mais rapidamente.

Assim, se perceber que o tráfego está parando – e o farol fechando, desacelere o veículo aos poucos antes de frear. Assim, o carro continua engrenado e a injeção eletrônica envia menos combustível ao motor.

5. Tenha cuidado com o ar-condicionado

Ninguém gosta de passar calor – ainda mais no carro. Em algumas cidades, o uso do ar-condicionado do carro é, inclusive, essencial no Brasil. Contudo, ele se torna um grande vilão do consumo de gasolina.

Mesmo que seja utilizado com moderação, o fato de estar ligado já desperdiça cerca de 10% do combustível. Nesse caso, em dias mais amenos, vale a pena deixá-lo desligado.

6. Fique de olho nos pneus

Os pneus devem sempre ser verificados pelo motorista. Se estiverem muito murchos, podem aumentar o consumo do carro.

Por isso, é ideal deixá-los calibrados conforme as medidas recomendadas pela fábrica. Isso pode ser resolvido pelo próprio consumidor. Basta ir a um posto de combustível e calibrar os pneus conforme o indicado no manual do veículo. O ideal é fazer isso a cada 15 dias.

7. Adote hábitos mais conscientes

Uma maneira muito eficiente de economizar gasolina é justamente evitando a utilização do seu carro quando for possível. Se for possível, busque manter o automóvel na garagem, substituindo por uma bicicleta ou uma simples caminhada.

Por exemplo, é realmente necessário utilizar seu carro para ir à padaria que fica a uma quadra da sua casa? Provavelmente não. É nesses momentos que seu carro pode ser poupado, lhe ajudando a economizar combustível – e, consequentemente, um bom dinheiro.

8. Faça escolhas inteligentes

Por fim, faça escolhas inteligentes. Existem carros mais ou menos econômicos. Então, se você tem um carro que lhe traz muita despesa – especialmente devido ao consumo de gasolina, que tal considerar vendê-lo?

Em determinadas situações, trocar o veículo pode lhe ajudar a economizar muito. Se você se interessa por essa alternativa, vale a pena escolher um automóvel mais econômico para o seu dia a dia.

Como você viu, existem diversas maneiras de economizar gasolina. Então coloque nossas dicas em prática e comece agora mesmo a poupar dinheiro a partir de hábitos mais saudáveis em relação ao seu carro!

Aproveite que está aqui e continue buscando educação financeira! Veja agora 3 dicas infalíveis para controlar seus gastos!