como fazer dinheiro render mais
como fazer o dinheiro render mais

Vamos combinar uma coisa: 2020 será o seu ano de começar a construir a sua riqueza. Como? De um único jeito possível: fazer seu dinheiro bombar.

Como você deve imaginar, a tarefa pode não ser nada fácil, mas é perfeitamente possível com empenho e muita atenção em relação ao modo como você lida com o seu dinheiro.

E o nosso objetivo com este artigo é lhe mostrar alguns passos que o guiarão nesta jornada. Então, se você quer saber como aumentar seu dinheiro e fazê-lo render mais, confira os passos a seguir!

Passo 1 – Invista em conhecimento

Sim, para fazer seu dinheiro bombar você precisará investir parte da sua renda em conhecimento.

O raciocínio é muito simples: para ter mais grana sobrando será necessário ganhar mais. E como, afinal, ter um salário melhor se não investir no seu lado profissional, não é mesmo?

Alavancar a carreira pode trazer tantos resultados na sua vida que, em um longo prazo, você pode alcançar um patrimônio adicional semelhante ao de um prêmio na loteria. E, além do conhecimento profissional, não esqueça de destinar tempo e dinheiro para saber como investir melhor  e para conhecer tudo sobre finanças pessoais.

Passo 2 – Saiba quais são seus gastos diários

Ter mais dinheiro significa também gastar menos, ou melhor, gastar da maneira correta. Isso significa saber para onde está indo seu salário todos os meses.

Para conseguir isso, uma boa maneira é anotar em um papel – ou registrar em uma planilha de Excel ou aplicativo específico – todos os seus gastos diários durante um mês. Por “todos” entenda “todos” mesmo, desde uma bala comprada no restaurante após o almoço até compras de supermercado, por exemplo.

A partir do momento que você sabe para onde seu dinheiro está indo é mais fácil entender por que, muitas vezes, não sobra nada no final do mês. Com essa informação você conseguirá melhor analisar onde precisa fazer cortes de despesas para poder partir para o terceiro passo.

Passo 3 – Crie metas de gastos

Quem quer fazer o dinheiro bombar em 2020 e em qualquer outro ano precisa ter disciplina. Para tanto, é essencial criar metas que sirvam como referência em relação à onde você quer chegar e o incentivem a ser mais cauteloso com seu salário.  

Sabemos que controlar os gastos não é uma tarefa das mais animadoras no começo. Mas, considerando que você fez o passo número dois e já sabe onde precisa apertar o cinto, tudo pode ser, no mínimo, menos doloroso.

Estabeleça o quanto tem para gastar por dia, semana ou mês com itens como alimentação, lazer, pagamento de contas, vestuário, transporte, etc. Saber que possui um limite pode lhe ajudar a economizar mais e a comprar somente o que for realmente necessário.

E a fim de ter disciplina, uma sugestão é continuar anotando cada um de seus gastos, pois isso faz com que você acabe pensando duas vezes antes de tirar dinheiro da carteira (ou antes de passar o cartão de crédito).

Passo 4 – Tenha uma reserva de emergência

A reserva de emergência funciona como um colchão financeiro. É ela que irá lhe salvar quando você tiver alguma despesa extra ou quando uma situação inesperada surgir (como uma demissão ou um problema de saúde).

Por mais arrojado que seja seu perfil de investidor, antes de sair por aí investindo na bolsa de valores e tomando risco, por exemplo, tenha um investimento de liquidez diária e sem riscos. Ou seja, para construir sua reserva de emergência opte por produtos de renda fixa.

Isso é necessário por dois motivos principais. O primeiro é que este colchão deve estar disponível para quando você precisar. O segundo é porque o valor aplicado não pode oscilar para menos, algo que pode acontecer com a renda variável.

E como a reserva de emergência lhe ajudará a fazer seu dinheiro bombar?

Muito simples: quem tem um valor destinado para necessidades emergenciais não precisa tirar dinheiro de outras aplicações, pegar empréstimo, atrasar pagamentos ou entrar no cheque especial para cumprir com suas obrigações caso surja um imprevisto.

Passo 5 – Defina metas para sua vida

Ter metas é tão importante que é impossível não citá-las mais de uma vez quando o assunto é fazer o dinheiro bombar.

Portanto, as metas servem como direcionadores. Isto é, ao ter objetivos para sua vida, você tem uma melhor noção do quanto precisará poupar por mês para realizá-los.

E aqui pode entrar qualquer coisa: planejar a aposentadoria, comprar um imóvel, fazer uma viagem com a família, trocar de carro, começar um novo negócio, enfim, tudo é válido. Para cada meta, estabeleça um prazo e veja quais devem ter prioridade (uma boa dica é priorizar o planejamento para se aposentar).

Para cada meta, defina o quanto de dinheiro você precisará e a quantia que terá que poupar por mês. Você verá que alguns objetivos precisarão esperar um pouco mais e isso é completamente normal. Lembre-se que gerir com excelência as finanças pessoais é ter disciplina e autocontrole.

Passo 6 – Reserve seus ganhos extras

Todo dinheiro extra é sempre bem-vindo e todo mundo tem alguma destinação para ele. Mas como você quer fazer seu dinheiro bombar, não esqueça de agir com cautela.

Antes de sair gastando a restituição do Imposto de Renda, décimo terceiro salário, e outros ganhos extras, reserva ao menos uma parte deste dinheiro.

Portanto, uma dica é reservar o valor para cobrir gastos que você sabe que terá ao longo do ano, como matrícula de colégio e compra de material escolar, pagamento de IPVA, IPTU, etc. Caso tenha dívidas, pode também utilizar o dinheiro para quitá-las ou, pelo menos, diminuí-las.

Passo 7 – Invista

Com toda certeza, os investimentos são os maiores responsáveis por fazer seu dinheiro bombar. Mas, para tanto, é preciso que as finanças estejam em dia (por isso, os passos acima são essenciais).

Quando uma pessoa consegue controlar bem seu dinheiro e já tem uma reserva de emergência, pode inclusive partir para os produtos de renda varável – que possuem uma maior possibilidade de retornos atrativos (mas também riscos adicionais) se compararmos a outros investimentos – ou outros investimentos de menor liquidez ou maior risco.

Seja qual for o caso, investir seu dinheiro de maneira adequada é um passo imprescindível para acumular capital bem como fazer seu dinheiro bombar em 2020 e também nos próximos anos.

Caso você seja um iniciante no tema de investimentos, damos algumas dicas importantes neste artigo. E se já tiver alguma experiência e quiser se aprofundar no tema renda variável, baixe gratuitamente o Guia definitivo de como investir na Bolsa de Valores.

Ficou com dúvidas? Basta escrever nos comentários ou nos mandar um e-mail que lhe ajudaremos!