CDI
CDI

Você já ouviu falar da taxa CDI? É muito comum, no mundo dos investimentos, ouvir dizer que esse ou aquele título rende um percentual do CDI, mas, o que isso significa exatamente?

A sigla CDI vem de Certificados de Depósitos Interbancários, que representam títulos emitidos por instituições financeiras do mesmo nome. Esses papeis funcionam como empréstimos de um dia feitos entre as instituições financeiras, a fim de sanarem o seu caixa, afinal, os bancos precisam terminar todos os dias com saldo positivo no caixa. Assim, se em um dia eles tiverem saques acima do previsto e que superem os depósitos, podem acabar fechando o dia negativo, e para isso pegam dinheiro emprestado. Este dinheiro é captado por meio de CDIs.

A taxa média dos CDIs de um dia, assim, acabou virando padrão para o custo do dinheiro em todos os tipos de empréstimos. E é por isso que você vai ver a maior parte dos investimentos rendendo um percentual do CDI. É por isso que é comum ver que esse ou aquele CDB rende, por exemplo, 116% do CDI.

Investimento em títulos

É importante frisar que você nunca irá investir em CDI. Esses títulos não são comercializados para pessoas físicas. Mas sim apenas entre instituições financeiras. Você irá investir em títulos como CDB’s, LCI’s, LCA’s, LC’s e etc. E estes investimentos, quando pós-fixados indexados ao CDI, renderão um percentual do CDI.

A taxa cobrada pelos CDIs de um dia passou a ser utilizada como a taxa de referência para todas as aplicações financeiras. Bem como todas as operações de crédito do sistema financeiro. E isso ocorre porque o CDI é o custo pago pelos bancos quando pegam dinheiro emprestado ou o custo pago pelo empréstimo tomado de outros bancos. Essas transações representam a maior parte do volume de crédito diário no país.

Assim, essa taxa virou um benchmark da renda fixa para todos os tipos de análise de investimentos. Afinal, de que adianta aplicar um grande capital em um empreendimento ou título do mercado financeiro se este não conseguir render pelo menos o CDI, que é o benchmark?

O CDI atualmente está em 13,63% ao ano – ou 1,07% ao mês – e os investimentos atrelados a ele são chamados de pós-fixados. Pois quando você contrata um CDB, por exemplo, e ele paga 100% da Taxa CDI. Você não sabe exatamente quanto vai ganhar, afinal, ele varia ao longo do tempo.