Final de ano chegando e junto o tão aguardado 13º salário. A dúvida que paira no ar nesse momento é: o que fazer com ele? Vamos às dicas.

Eu diria que o 13º é a grande chance para começar o ano com o pé direito, pois sua utilização de forma adequada pode fazer toda a diferença ao longo do próximo ano. Então, não perca essa oportunidade e use o adequadamente.

Passo 1 – Faça um diagnóstico da sua situação (preencher a planilha de gastos)

O primeiro passo é fazer uma análise das contas, uma espécie de balanço de fim de ano. Organize todas as suas dívidas em uma planilha. Se você ainda não tem, aproveite para baixar a planilha de orçamento doméstico aqui. 

Passo 2 – Dívidas e despesas de início de ano (analise a planilha)

Faça uma previsão das despesas de início de ano, tais como, IPVA, IPTU, matrícula, etc. Se você não tem dívidas, reserve seu décimo terceiro para essas despesas que estão por vir. 

Receba nosso conteúdo exclusivo

Se cadastre

Se você possui dívidas, priorize o pagamento daquelas com juros maiores e parcelas mais curtas. Não caia na cilada de gastar o dinheiro e continuar pagando juros. Peça uma antecipação ou quite algumas parcelas.

Passo 3 – Viagens, presentes e investimentos

Se houve sobra após o pagamento das dívidas e despesas, chegou a hora de pensar o que fazer com esse dinheiro. A vontade de viajar e gastar é grande, mas não podemos nos esquecer de reservar parte para o futuro.

Invista parte da sobra e aproveite o artigo sobre onde investir em 2019 que acabamos de postar. 

Boas festas e um excelente início de ano!

Comentários