Financeiro
Financeiro

Elaborar um planejamento financeiro pessoal eficiente com certeza não é uma atividade prazerosa, muito menos fácil de realizar, pois requer muita força de vontade e dedicação.

Ainda assim, está uma é uma tarefa muito importante no qual todos, inclusive você, precisam fazer nos dias de hoje, até mesmo para garantir que suas finanças passem longe da crise econômica vigente no país.

Normalmente o planejamento financeiro exige algo simples, porem muito doloroso das pessoas, que é saber fazer as escolhas certas na vida, ou seja, trocar a compra daquela TV de Plasma tão desejada, por uma estabilidade financeira no futuro.

Mesmo que isto pareça muito difícil no começo, afinal de contas conter os impulsos é um dos principais desafios do ser humano atualmente, mas com o tempo você verá que todo o seu esforço terá valido a pena, quando se deparar com suas finanças totalmente sob controle.

Agora, o que muita gente tem dúvida é: como começar um planejamento financeiro pessoal? Qual o primeiro passo a dar nesse aspecto?

Pensando nisso, trouxe para você nesse post algumas dicas sobre como começar um bom planejamento financeiro pessoal.

Com estas dicas você não só aprenderá a fazer o seu planejamento financeiro, como também passará a manter todas as finanças organizadas e sob controle. Confira a seguir!

Aprenda como começar um bom planejamento financeiro pessoal

 

Se você está com muitas dividas e não sabe o que fazer para dar inicio a um planejamento financeiro pessoal eficiente, então a primeira dica que damos nesse caso é:

  • Comece anotando todos os seus gastos

Anotar todos os gastos que você realiza é a primeira coisa que deve fazer para iniciar um planejamento financeiro pessoal.

Mas para garantir que o seu planejamento realmente seja eficaz, é preciso que anote cada real gasto, pois dessa forma você saberá para onde o seu dinheiro está indo e a partir disso identificar quais gastos são necessários e quais podem ser considerados supérfluos.

  • Compreenda o seu padrão de gastos

Procure estudar a maneira como você anda gastando o seu dinheiro, e para definir o seu padrão de gastos, ou seja, para saber se está usando os seus ganhos financeiros de forma inteligente ou não, procure dar notas para cada item que comprar.

Fazendo isso, saberá exatamente se está gastando o seu dinheiro da forma correta ou simplesmente está jogando dinheiro fora.

  • Elabore um orçamento

Uma vez que você definiu quais são as suas prioridades, o próximo passo para garantir um bom planejamento financeiro pessoal consiste em elaborar um orçamento.

Nesse caso você precisa definir metas de gastos para cada grupo de despesas que realizar.

Por exemplo, se você consome cerca de R$300 por mês com produtos de higiene pessoal, e dentro desse grupo sempre incluir itens supérfluos, então você pode definir uma meta de R$250 por mês e a partir disso encarar o desafio de não consumir além deste valor nessa categoria.

  • Acompanhe regularmente os seus gastos para se estão dentro do orçamento

Procure acompanhar sempre que possível os seus gastos e veja se está conseguindo cumprir a meta estabelecida em cada categoria referente as suas despesas.

  • Previna-se contra imprevistos

Alguns imprevistos podem acabar causando enormes prejuízos financeiros e para que isso não aconteça com você, é extremamente importante que realize um seguro financeiro.

Para alguns, a adesão a um seguro financeiro pode até parecer uma despesa a mais, mas acredite, quando se trata de finanças, todo cuidado é pouco. Por isso vale super a pena pesquisa sobre os seguros que existem no mercado e ver qual deles o mais viável para você.

E então, já sabe como fazer um bom planejamento financeiro pessoal? Deixe o seu comentário e nos diga o que achou desse assunto!

Comentários