BNDES
Tudo sobre BNDES

Com certeza você já ouviu falar no BNDES, mas você sabe o que essas letrinhas significam? O Banco Nacional de Desenvolvimento Econômico e Social existe desde 1952 e está entre os maiores do mundo.

É através do BNDES que o Governo Federal oferece apoio aos empreendedores, financiando e investindo na criação de novos negócios e até na modernização e expansão de empresas já estabelecidas.

Isso ajuda na criação de novas vagas de emprego e inclusão social, por isso, o banco procura analisar o quanto aquele investimento vai contribuir para impactar positivamente na sociedade e no meio ambiente.

Neste artigo, vamos falar sobre as iniciativas desse banco e você vai ficar sabendo tudo sobre o BNDES e tirar de vez as suas dúvidas. Vamos destacar:

Áreas de atuação do BNDES

O BNDES procura atuar oferecendo financiamento para ser investido em vários segmentos da economia, dessa forma, garante a oferta de emprego e geração de renda para várias famílias.

Dentre eles estão os setores da agropecuária, cultura e economia criativa, desenvolvimento regional e territorial, exportação, indústria, comércio e serviços, infraestrutura, inovação, meio ambiente e outros.

O financiamento pode ser usado na compra de maquinários, insumos para fabricação de roupas, calçados, móveis, computadores, softwares, ou seja, itens necessários para expansão ou implementação do negócio.

Como funciona o financiamento

O apoio do BNDES aos empreendedores é oferecido na forma de produtos, linhas de financiamento e programas. Além disso, todos eles têm como prioridade o desenvolvimento social e econômico definido pelo Governo Federal.

Os produtos são divididos em linhas de financiamento – que são permanentes – e suas taxas de juros, bem como as condições de pagamento, vão variar de acordo com o tipo de cliente e a finalidade daquele financiamento.

Um dos produtos de destaque é o cartão BNDES, que pode ser solicitado por micro, pequenas e médias empresas e disponibiliza um crédito rotativo e pré-aprovado que pode chegar até R$ 2 milhões por banco emissor.

Os programas funcionam em um prazo temporário e são direcionados a financiamentos mais específicos. Um exemplo é o BNDES Procult, que foi criado para atender o setor cultural.

Veja como fazer seu cartão BNDES.

Instituições financeiras credenciadas

Como forma de aumentar seu alcance, a maior parte das transações do BNDES é realizada de forma indireta, através de parcerias com outras instituições financeiras.

Em suma, esses parceiros é que são responsáveis pela aprovação, ou não, do crédito e da negociação com o cliente. Além disso, essa parceria abrange tanto o território nacional como o exterior.

Em contrapartida, existem normas que devem ser seguidas pelas instituições bancárias parceiras e são estabelecidas pelo BNDES. O banco também faz o acompanhamento e fiscalização das transações.

Agora que você já sabe tudo sobre BNDES, compartilhe este artigo em suas redes sociais e envie aos seus amigos!

Comentários