Mulher com a cabeça enfiada nos papéis referência a dificuldade de organizar a vida financeira
Vida financeira, como organizar?

A maioria das pessoas sonha em ter uma vida financeira equilibrada. Isto é, sem dívidas, podendo realizar sonhos como trocar de carro, fazer uma viagem para o exterior ou adquirir finalmente a casa própria.

A princípio, você pode enxergar isso como uma tarefa muito complicada, mas organizar sua vida financeira é mais fácil do que parece. Basta ser persistente e ter um pouco de dedicação.

Para isso, também é necessário que você tenha conhecimento de quanto ganha e que, a forma como você gasta seu dinheiro pode interferir de um jeito positivo ou negativo nas suas finanças.

Em síntese, a mudança de hábitos e até da forma de pensar no dinheiro, bem como a adoção de algumas atividades no seu dia-a-dia, podem ajudar a alcançar objetivos que precisam de um capital, que você não tem no momento.

Neste artigo vamos lhe dar algumas dicas sobre como organizar sua vida financeira e realizar seus sonhos com tranquilidade. Acompanhe os pontos abaixo!

Saiba com o que você está gastando

O primeiro passo para melhorar a sua vida financeira é saber para onde está indo o seu dinheiro. Portanto, é fundamental que você se utilize de ferramentas como planilhas ou aplicativos de controle financeiro.

É importante que você anote todos os gastos, nem que seja com uma barra de chocolate. Afinal, ao longo de um ano, pequenos gastos, principalmente com bobagens, podem fazer uma grande diferença no seu orçamento.

Faça o registro de todas as suas despesas fixas e não esqueça também de informar no seu sistema de controle, as contas que surgem no dia a dia, como almoço ou o pagamento do ticket de estacionamento.

Conforme for avançando no seu sistema de controle, faça comparações com o mês anterior e veja no que você mais gastou, se conseguiu guardar algum dinheiro e quanto foi poupado.

Trace as metas da sua vida financeira

Além de manter o controle dos seus gastos, é importante de você estipule metas pessoais. Isso vai lhe dar mais incentivo para seguir em frente e, ter disciplina é importante para alcançar seus objetivos.

Em resumo, fazer uma viagem no réveillon pode ser uma meta, mas ela também não deve impedi-lo de pensar na compra de uma casa ou até mesmo em uma boa previdência privada.

É importante que você crie metas a curto, médio e longo prazo. Isso vai lhe proporcionar um equilíbrio, inclusive emocional, e ficará mais fácil manter o foco no cuidado com suas finanças pessoais.

Dessa forma, ao alcançar as metas de curto e médio prazo, você terá novo ânimo para esperar e continuar organizando suas finanças para chegar às metas com prazos mais longos.

Invista seu dinheiro para ter uma boa vida financeira

Após tomar o controle dos seus gastos, ter conseguido pagar suas dívidas e definido suas metas para o futuro, é hora de começar a poupar algum dinheiro ou até conseguir um ganho extra.

Embora muita gente pense que é preciso ser especialista para fazer investimentos, qualquer pessoa pode aplicar o seu dinheiro de forma inteligente e há muitas opções no mercado financeiro.

Hoje em dia, não é mais indicado guardar o dinheiro apenas na poupança. Ou seja, se você for procurar por informações sobre a taxa de juros, verá que existem alternativas com rentabilidade muito maior.

E se você tiver receio sobre começar a investir, inicie o seu caminho com aplicações em renda fixa. Afinal, estas possuem taxas de juros maiores que a poupança e risco mais baixo.

Dentre as opções para este tipo de investimento está o CDB, letras de crédito imobiliário, letras de crédito de agronegócio, letras de câmbio e debêntures. Todos eles com rentabilidade maior que a da poupança.

Já para os que não temem correr um pouco mais de risco para ter um retorno maior, o investimento no mercado de ações é uma boa indicação. Você pode contratar corretoras especializadas para direcionarem a sua aplicação.

Na vida financeira a educação é importante

Portanto, para que você mantenha o seu sucesso no controle dos seus gastos e possa organizar sua vida, educação financeira é essencial. É preciso estudar e pesquisar para conhecer mais sobre o mercado financeiro.

Ao entender um pouco mais sobre esse mundo, você vai poder controlar ainda melhor os seus gastos e até identificar quais os melhores investimentos para aplicar o seu dinheiro.

Ademais, pesquise sobre livros e outras publicações que falem sobre o assunto. Muitos especialistas escrevem de maneira bastante didática sobre métodos que ajudam a ter uma vida financeira mais saudável.

Considerações Finais

Também é possível encontrar informações na internet, em sites especializados, vídeos no Youtube e até cursos online com valores bem acessíveis. Todas essas ferramentas vão mudar ainda mais a sua visão sobre finanças.

Além disso, você ganhará mais independência. Afinal, não estará sujeito exclusivamente às sugestões do gerente da sua conta, sem entender muito bem sobre juros e rendimentos.

Invista também em educação financeira. Com isso,  você terá plena consciência do quanto está ganhando com suas aplicações e se elas realmente estão valendo a pena para você.

Agora que você já sabe como organizar sua vida financeira e conseguir poupar dinheiro para realizar os seus sonhos, compartilhe este artigo nas suas redes sociais e ajude mais pessoas!