Muitas pessoas começam a investir seu dinheiro e, no meio desse processo, percebem que não estão fazendo as melhores escolhas e nem tendo as atitudes corretas. Assim, elas chegam ao final do processo e percebem que não atingiram seus objetivos. Em contrapartida, outros investidores, com as mesmas oportunidades e no mesmo cenário, conseguem atingir seus objetos. O que eles fazem de diferente? É possível perfeitamente identificar alguns perfis de comportamento com algumas regras básicas, para que um investidor tenha sucesso e consiga atingir seus objetivos.

1) Estratégia

Nunca invista sem ter uma estratégia muito clara e objetiva. Saber em que investir, porque investir e o quanto investir é primordial para que se não cometa erros e se arrependa depois.

2) Disciplina

Receba nosso conteúdo exclusivo

Se cadastre

Seja disciplinado! Respeite as suas estratégias, seus planos e respeite a si mesmo. O psicológico de um investidor é testado durante vários momentos. Ter controle do seu emocional é fundamental para que as coisas saiam conforme planejado. Não é porque as suas ações caíram que você é obrigado a vender com toda urgência. Entenda o cenário e não se desespere com oscilações.

3) Paciência

Saber esperar e ser paciente é indispensável para que sua relação de ganho seja cumprida. A ansiedade pode fazer você achar que sua estratégia não está dando certo e precisa ser mudada, porém o que não está correto é sua ansiedade em ter retorno imediato.

4) Crise = Oportunidade

Não enxergue crise somente pelo lado negativo, a mesma também pode ser vista pelo lado positivo. Geralmente, quando a economia está ruim é o momento em que as aplicações em renda fixa pagam mais taxas. Outro exemplo foi a crise em 2008 para a bolsa de valores, o investidor que comprou ações na crise pôde vender os papéis no ano seguinte com mais de 100% de valorização. Já dizia uma celebre frase do mercado: “Compre ao som de canhões e venda ao som de violinos”.

5) Não confie em dicas

Se dica fosse algo bom ela seria vendida e não dada. Geralmente as dicas, fóruns e etc, de pessoas que não são profissionais do mercado ou não têm uma boa experiência em investimentos só servem para induzir o investidor ao erro.

6) Busque sempre conhecimento

Ninguém melhor do você para saber o que é melhor para sua vida. Então, busque sempre conhecimento. Leia, faça cursos e se aprimore cada vez mais.

“Investir quando se tem pouca ou nenhuma base de conhecimentos costuma resultar em grandes prejuízos” – Thomas Stanley

Comentários