Pessoas sentadas em uma mesa simulando uma discussão sobre as melhores estratégias da bolsa de valores
Bolsa de Valores

Nos próximos dias, enviaremos várias estratégias consideradas como as mais vencedoras da Bolsa de Valores. Inicialmente vamos apresentar uma delas: Médias Móveis.

Médias Móveis

As médias móveis são um dos indicadores mais antigos e mais utilizados para identificar as tendências de ativos voláteis. Em suma,  historicamente, foi a primeira ferramenta utilizada para rastrear tendências numa estratégia envolvendo bolsa de valores. Ou seja, uma média móvel, permite calcular o valor médio de um valor num determinado período.

Richard Donchian foi o primeiro a utilizar essa estratégia para gerir fundos de Hedge (proteção). Nela, as médias são separadas em duas (aritmética e exponencial).

Média Aritmética

Em síntese, calcula-se uma média clássica, deslizante, num determinado período. Por isso, é também conhecida como média móvel simples. Porque o período desta média é lento o suficiente para captar tendência de prazo mais longo.

Média Exponencial

Em suma, este tipo de média reflete a realidade do decréscimo exponencial da influência dos valores mais antigos sobre os níveis dos preços atuais. Ou seja, o período mais curto é rápido o bastante para indicar as oscilações mais curtas.

Análise para utilizar as médias

Existem, pois, no mercado vários períodos utilizado nas médias, principalmente para quem faz operação de day trade (compra e venda da mesma ação no mesmo dia). Porém, a mais eficaz e testada por analistas são os períodos:

Média Móvel Aritmética  = Período de 40

Média Móvel Exponencial = Período de 9

Lembrando que, esta combinação deve ser utilizada no gráfico diário.

Como usar as estratégias para comprar ou vender?

Em síntese, o jeito mais comum de utilizar as médias móveis é no cruzamento de duas delas ou cruzamento dos preços com a média. A seguir, faremos um exemplo, para entrar comprado em uma ação, utilizando a média móvel.

A linha azul no gráfico representa a média aritmética, em contra partida, a linha verde identifica a exponencial.

Quando as médias se cruzarem MMA x MME e a média aritmética vier para baixo dos candles, é ponto de entrada: COMPRA.

 

Este exemplo teve uma rentabilidade de 143,81% em 260 dias.

Resumindo, se o cenário estiver turbulento, podemos usufruir utilizando as médias também. Observe no gráfico a seguir, onde deverá encerrar sua posição ou entrar vendido (SHORT) no mercado.

Agora, a média aritmética (azul) está acima dos candles e fazendo o cruzamento com a média exponencial, ponto de VENDA.

Este exemplo teve uma rentabilidade de 71,99% em 110 dias.

 

Por que acreditar que as Médias Móveis são uma das melhores estratégias?

Porque no longo prazo o mercado segue tendência e as MM foram consideradas o melhor rastreador de tendência do mercado. Ainda, é também é possível verificar se as pessoas estão comprando mais ou vendendo mais.

Por outro lado, referente à rentabilidade, a relação risco x retorno é excelente, pois se a tendência não se confirmar, perdemos pouco, e, se confirmar, há possibilidade de altos ganhos.

Os pontos de entrada e saída são bem nítidos, evitando fazer previsões.

No entanto, é importante ressaltar que os pontos de compra e venda não garantem certeza de nada, pois apenas indicam a tomada de decisão.