Enquanto muitos expressam e compartilham seu amor pelas criptomoedas, outros engrossam o coro das críticas ao bitcoin. Com sua tecnologia blockchain, tem um longo caminho a percorrer para ser um sistema perfeitamente funcional. 

Além disso, a sua natureza descentralizada é algo importante, mas tem seu lado ruim. Isso porque não há ninguém para garantir o valor mínimo do bitcoin. 

Se, por exemplo, um grande grupo de usuários decidir vender seus bitcoins, o valor diminuiria (oferta aumentaria, demanda diminuiria).

Como qualquer outra moeda, esse ativo digital tem certas desvantagens.

Receba nosso conteúdo exclusivo

Se cadastre

Confira as principais críticas ao bitcoin:

1 – Velocidade

Leva cerca de 10 minutos para verificar um bloco de 2000 transações de bitcoin. Se você fizer um pagamento, levará esse tempo. Tudo bem se for um pagamento internacional. 

No entanto, se você quiser comprar uma pizza, 10 minutos é muito tempo. Por motivos de segurança, a recomendação é aguardar 6 blocos serem verificados, o que significa que é necessário esperar pelo menos 60 minutos.

As pessoas querem fazer pagamentos instantâneos, por isso é preciso ainda melhorar o protocolo. Há milhares de desenvolvedores e economistas propondo várias modificações, mas ainda nada foi alterado.

2 – Uso de energia

Uma crítica típica é que o bitcoin usa muita energia. Em outras palavras, uma transação com bitcoin usa a mesma quantidade de energia que 27 famílias de brasileiros usam em um dia. Isto é um grande problema. 

Todos os computadores da rede bitcoin trabalham juntos para verificar um bloco de 2000 transações. Eles realmente competem tentando resolver um enigma matemático. Isso é chamado de mineração. Haverá apenas um vencedor. 

Se mais computadores forem adicionados à rede, a dificuldade do quebra-cabeça aumenta automaticamente. Portanto, mais recursos energéticos são desperdiçados. Dessa forma, este sistema se torna pouco eficiente do ponto de vista econômico. 

3 – Segurança

O livro descentralizado do bitcoin é muito seguro (blockchain). É quase impossível alterar as transações. Até agora ninguém fez isso. O problema são as chaves privadas (senhas). Se alguém roubar sua chave, seu dinheiro será perdido. 

A melhor prática não é armazenar suas senhas em qualquer lugar online. Se você procura uma maneira rápida e simples de negociar bitcoin, provavelmente usará uma exchange, e suas senhas serão armazenadas lá. 

Se bandidos invadirem essa empresa, eles vão roubar suas chaves privadas, tirando todo o seu dinheiro. As críticas ao Bitcoin giram muito em tordo disso. Há numerosos casos de exchanges hackeadas e muito dinheiro roubado. 

4 – Crime cibernético

Os criminosos podem usar bitcoins para lavagem de dinheiro, compra de armas e venda de drogas.

Por outro lado, se você entende o bitcoin, percebe rapidamente que é uma espécie de forma arriscada de dinheiro para os criminosos usarem. 

Todas as transações são totalmente transparentes. Qualquer pessoa pode examinar os dados do passado, identificando o endereço do remetente e do destinatário, bem como os valores usados. 

5 – Bolha e especuladores

Essa é uma das fortes críticas ao bitcoin. Muitos economistas argumentarão que não há valor real nele. Portanto, seu preço deve ser zero. Os otimistas da criptografia discordam. Eles argumentam que o bitcoin pode ser muito valioso a longo prazo.

Há muitos especuladores no ecossistema de criptografia, cujo único objetivo é enriquecer rapidamente. Assim, usam táticas manipuladoras para aumentar o preço de algumas moedas. Isso prejudica a credibilidade do sistema.

6 – Popularidade

Mesmo que o bitcoin tenha atenção da mídia, na verdade ele só é aceito por um grupo muito pequeno de usuários. Muitas pessoas ainda não têm conhecimento da existência de moedas digitais. Além disso, apenas algumas empresas aceitam bitcoins como meio de pagamento. 

7 – Carteiras

Todos os seus bitcoins podem ser perdidos se o seu disco rígido falhar ou você perder seus dados de alguma outra forma. Se isso acontecer, talvez você não consiga recuperar nenhuma das suas moedas. A pior parte é que todos esses bitcoins ficariam “órfãos”, ou seja, ninguém poderia se beneficiar deles.

8 – Volatilidade

Por causa de muitos fatores diferentes (oferta e demanda, regulamentos, etc), o preço do bitcoin muda diariamente. Os fatores que afetam a volatilidade dos preços são numerosos e muitas vezes não é possível prever o que acontecerá a seguir.

9 – Natureza digital

Bitcoins não têm uma forma física e isso significa que não pode ser usado em lojas físicas. Os usuários não podem armazená-los ou enviá-los para fora das plataformas digitais. 

Por causa disso, os usuários são forçados a converter bitcoins em alguma moeda tradicional antes de gastá-los no mundo físico.

10 – Mineração

A atividade de verificar transações é um trabalho árduo, não é fácil de fazer e custa muito caro. A mineração superaquece as máquinas e exige hardware especial. Felizmente, os mineiros são recompensados em bitcoin ​​por seus problemas.

 

Comentários