COE
COE

O que é COE? 

O COE é um tipo de investimento que combina elementos de Renda Fixa e Renda Variável, com retornos atrelados a ativos e índices, como câmbio, inflação, ações, ativos internacionais. É a versão brasileira das Notas Estruturadas, muito populares na Europa e nos Estados Unidos.

 

De que é composto um COE? 

Em resumo, o COE é composto da combinação de um título de crédito emitido por uma instituição financeira e uma estrutura de derivativos. Ao criar o COE, o emissor se compromete a garantir diferentes cenários de rentabilidade de acordo com o desempenho de um ativo ou indexador, que pode ser tanto nacional como internacional.

 

Quais os riscos do Certificado de Operações Estruturadas? 

Risco de Liquidez: Não há qualquer garantia do emissor em relação à possibilidade de venda no mercado secundário, preço obtido pelo COE, ou resgate antecipado.

Ou seja, na flutuação de Preço do Ativo-Objeto: O preço do Ativo-Objeto pode flutuar em razão de diversos fatores de mercado e de variáveis exógenas.

Por outro lado, no risco de crédito do emissor: o recebimento dos pagamentos do COE está sujeito ao risco de crédito do emissor e não conta com a garantia do Fundo Garantidor de Crédito – FGC. Afinal, possuem dois tipos de COEs com riscos distintos: O COE com valor nominal protegido possui Risco de liquidez e Risco de crédito do emissor, enquanto que o COE com valor nominal em risco também possui o risco de Preço do AtivoObjeto.

 

Como é a tributação do Certificado de Operações Estruturadas?

Resumindo, a tributação é única, direto na fonte, segundo a tabela regressiva de alíquota do imposto de renda. (Instrução Normativa RFB Nº 1585 (31/08/2015)).

image

Posso montar um Certificado de Operações Estruturadas exclusivo? 

Em síntese, podemos montar COEs customizados independentemente do número de clientes. A única restrição é o valor mínimo para a emissão que varia dependendo do ativo, da estrutura do COE e do banco emissor. Caso haja interesse favor entrar em contato com o seu agente autônomo de investimentos

 

Onde o Certificado de Operações Estruturadas é custodiado/registrado? 

O COE é custodiado pela CETIP, sendo inclusive incluído no CETIP Certifica.

 

Quais os principais custos do produto? O cliente terá uma taxa de custódia de R$ 9,90 ao mês, sendo isentos apenas clientes com posições acima R$300.00,00 em custódia. Não há taxa de administração nem come-cotas

 

Qual a diferença entre o Certificado de Operações Estruturadas e produto estruturado (mesa)? 

Finalmente, veja um quadro com as diferenças:

image (1)