Fundos de Investimento

Os fundos de investimento são ótimas alternativas para quem não tem muito conhecimento sobre o mercado financeiro ou simplesmente não tem tempo de acompanha-lo. Um fundo é como um condomínio, formado pela união de vários investidores, que se unem para realizar um investimento financeiro com um determinado objetivo e retorno esperado, dividindo os lucros e despesas.

Tanto a administração como a gestão de um fundo são realizadas por especialistas contratados. Enquanto os administradores ficam responsáveis pelos aspectos legais do fundo, os gestores montam a carteira visando o maior lucro possível com o menor nível de risco.

Na plataforma da XP Investimentos, é possível encontrar mais de 400 fundos da XP Gestão de Recursos e outros grandes gestores do Brasil e do mundo, e de diversas categorias, como internacional, renda fixa, multimercado, ações e cambial. Sem falar que, com ela, é possível investir em diversos fundos sem precisar abrir conta em vários bancos.

Diversificação, gestão especializada, liquidez, praticidade, redução no custo da corretagem e transparência. Tudo isso pode ser encontrado no investimento via fundos, pois contando com os outros investidores, você consegue acesso a produtos com rentabilidade e liquidez que não teria condições de investir individualmente, e ainda com a presença de um profissional especializado.

Receba nosso conteúdo exclusivo

Se cadastre

Com a XP, é possível também comparar fundos com uma ferramenta exclusiva, que pode ser acessada clicando aqui. Nela, é possível fazer análises de vários fundos para montar e otimizar o seu portfólio de investimentos.

No entanto, para facilitar ainda mais o seu trabalho, preparamos aqui uma lista com os fundos mais rentáveis dos últimos 12 meses em cada uma das categorias. Vale lembrar que a rentabilidade é importante, mas o risco também sempre deve ser levado em consideração. Um fundo que rendeu muito nos últimos 12 meses, pode ter tido um desempenho tão bom por representar um alto risco, o que indica que nos próximos 12 meses isso pode (ou não) se reverter. Então vale ficar atento na hora da escolha para investir.

Internacional

Entre os fundos internacionais presentes na plataforma da XP, os quatro com o melhor desempenho no último ano foram os seguintes:

– BNP – Acess Europe FIM – IE 1, com alta de 40,47% nos últimos 12 meses

– Western Asset FIA BDR NIVEL 1, com alta de 39,78% nos últimos 12 meses

– XP Global Credit FIC de FIM, com alta de 27,25% nos últimos 12 meses

– XP Global Equity Managers FIM IE 2, com alta de 23,43% nos últimos 12 meses

Renda Fixa

Entre os fundos de renda fixa presentes na plataforma da XP, os quatro com o melhor desempenho no último ano foram os seguintes:

– BTG Pactual IPCA FI Renda Fixa, com alta de 17,79% nos últimos 12 meses

– Icatu Vanguarda FIC FI Inflação Curta Renda Fixa, com alta de 16,66% nos últimos 12 meses

– FIC de FI Votorantim Inflation Renda Fixa, com alta de 16,27% nos últimos 12 meses

-XP Inflação FI Renda Fixa LP, com alta de 15,25% nos últimos 12 meses

Multimercado

Entre os fundos multimercado presentes na plataforma da XP, os quatro com o melhor desempenho no último ano foram os seguintes:

– Iporanga Macro FIC FIM, com alta de 46,59% nos últimos 12 meses

– Mauá Arbitragem FIC FIM 11, com alta de 27,19% nos últimos 12 meses

– SPX Nimitz Feeder FIC de FIM 15, com alta de 27,01% nos últimos 12 meses

– Advis Enduro II FIC de FIM, com alta de 24,29% nos últimos 12 meses

Ações

Entre os fundos de ações presentes na plataforma da XP, os quatro com o melhor desempenho no último ano foram os seguintes:

– BTG Pactual Absoluto LS FIC FIA, com alta de 19,05% nos últimos 12 meses

– XP Long Biased FIC FIM, com alta de 17,85% nos últimos 12 meses

– Brasil Plural Long & Short Plus FIC FIA, com alta de 17,15% nos últimos 12 meses

– SPX Falcon FIC FIA 24, com alta de 12,31% nos últimos 12 meses

Cambial

Entre os fundos internacionais presentes na plataforma da XP, os três com o melhor desempenho no último ano foram os seguintes:

– BTG Pactual Cambial FI Cambial, com alta de 41,40% nos últimos 12 meses

– Votorantim FIC de FI Cambial Dólar, com alta de 40,74% nos últimos 12 meses

– Western Asset Hedge Dólar Referenciado FI, com alta de 40,38% nos últimos 12 meses

Comentários