Olá, investidor.

O dólar tem sido o assunto do momento. Como diz aquele velho ditado atribuído à Nizan Guanaes: “enquanto alguns choram outros vendem lenço”. Para você ter uma ideia, só no mês de abril o dólar valorizou 5,6 %.

Fonte: Thomson Reuters

Receba nosso conteúdo exclusivo

Se cadastre

O que nem todos sabem é que dá para ganhar dinheiro com essa oscilação. Vamos as 3 formas de ganhar com essa oscilação:

1 – Fundo Cambial

Um fundo cambial é um tipo de fundo de investimento que aplica, necessariamente, pelo menos 80% de sua carteira em ativos relacionados — diretamente ou sintetizados, via derivativos — à alguma moeda estrangeira.

2- Comprando minicontrato de dólar

Outra forma de investir no dólar é por meio do mercado futuro, comprando minicontratos cambiais, os chamados “Mini Dólar”. Os minicontratos permitem que você aposte na cotação futura da moeda, de modo que há a possibilidade de ela se valorizar ou desvalorizar no período de duração do contrato.

Os contratos futuros podem ser resgatados a qualquer momento, isso quer dizer que é possível inclusive fazer day-trade. A tributação nesse caso é a mesma da renda variável, ou seja, menor do que a dos fundos cambiais, que segue a tributação da renda fixa.

3 – Papel-moeda 

A primeira (e mais óbvia) forma de investir em dólar é comprar a moeda em espécie. Contudo, essa opção não é indicada para quem quer comprar dólar como forma de investimento. Ao comprar dólar nas casas de câmbio você terá que pagar taxas, spread e IOF, de modo que a compra ficará bastante cara. Além disso, há também o perigo de guardar esse dinheiro em casa, seja ele o risco de ser roubado ou de deterioração do papel-moeda.

A compra de papel-moeda é indicada apenas para quem pretende viajar para o exterior ou quer comprar algum produto importado. Para investir em dólar existem outras opções melhores, como comprar ações de empresas exportadoras, por exemplo.

Agora que você já sabe como investir no dólar, comece a vender lenço. 

Comentários