debêntures
debêntures

Você já ouviu falar em debêntures? Será que colocar o seu dinheiro nessa modalidade de investimento é uma boa ideia? Pode ser que sim, pode ser que não… A resposta irá depender do seu perfil de investidor.

As debêntures são valores mobiliários emitidos por S/As, representativos de dívida, que asseguram a seus detentores o direito de crédito contra a companhia emissora. Ou seja, são papeis utilizados como instrumentos de captação de recursos no mercado de capitais, que as empresas utilizam para financiar seus projetos. É uma forma também de melhor gerenciar suas dívidas.

Já os compradores (ou debenturistas) compram esses papeis em troca de uma remuneração. Ou seja, a debênture é um título de crédito privado, no qual seus detentores tornam-se credores da empresa e esperam receber juros periódicos e pagamento do principal – correspondente ao valor unitário da debênture – no vencimento do título ou mediante amortizações nas quais se paga parte do principal antes do vencimento.

O que tudo isso significa? Sim, é exatamente o que você está pensando. Por serem títulos emitidos por instituições privadas não financeiras, as debêntures não são garantidas pelo FGC (Fundo Garantidor de Crédito) e, portanto, contém um alto risco de crédito. Se a empresa quebrar ou não honrar com seus compromissos, você pode sim perder todo o seu capital investido. Claro que existem algumas garantias que as debêntures oferecem, no entanto o risco é muito mais elevado que de títulos emitidos por instituições financeiras sim, como CDBs (Certificados de Depósitos Bancários), LCIs (Letras de Crédito Imobiliárias) e LCAs (Letras de Crédito do Agronegócio), por exemplo.

Receba nosso conteúdo exclusivo

Se cadastre

Mas, resumindo, as debêntures representam ou não uma boa modalidade de investimento? A resposta é sim, mas depende do seu perfil. Como diz a lei de mercado, quanto maior o risco, maior a possibilidade de retorno, então, podemos deduzir assim que, se o risco destes papeis é maior que o de outros títulos de renda fixam então eles provavelmente remuneram mais, correto? Correto. O retorno das debêntures costuma ser infinitamente superior que dos CDBs, por exemplo. Atualmente, enquanto um CDB paga em torno de IPCA + 7% ao ano, com incidência de Imposto de Renda de acordo com a tabela regressiva, as debêntures pagam em média IPCA + 8% sem imposto de renda (no caso das incentivadas) e IPCA + 9% com IR.

Isso é muito bom, mas vale lembrar que para aplicar nesses papeis é preciso ter o perfil correto. Se você for muito conservador, é aconselhável que fique de fora dessa aplicação, pois pode sofrer com o risco que ela oferece. Esses títulos são indicados apenas para quem tem o perfil moderado ou agressivo. Então, as debêntures são sim uma ótima opção de investimento, mas apenas para quem tem o perfil correto para compra-la.

Comentários