Se eu pudesse resumir o ano de 2018 para os investimentos, diria que foi o ano da bolsa de valores. Isso não significa que foi fácil! O ibovespa subiu 9,65 % até a presente data, 26/11/2018, conforme gráfico abaixo:

É quase que consenso entre os principais analistas, como Verde Asset, Adam, SPX entre outros que a bolsa ainda tem muito espaço para valorização. Alguns falam em 120 mil pontos. Essa valorização representa um incremento de 40,6% se considerarmos o patamar atual. 

É obvio que, para a bolsa continuar subindo, o novo presidente Jair Bolsonaro e sua equipe econômica liderada por Paulo Guedes vão precisar mostrar serviço, principalmente por meio do equilíbrio das contas públicas, redução a taxa de desemprego, aprovação da reforma da previdência e quem sabe ainda retomada do grau de investimento. A tarefa não é fácil: por isso teremos um ano de muita volatilidade. 

Eu confio nas previsões dessas principais casas, pois o Brasil está parecendo um quintal abandonado com a grama alta. Tem que aparar! Qualquer coisa que se faça na direção certa, que nem sempre é a que agrada a todos, dará resultado. 

Diante disso, acho que faz sentido acreditar no seguinte cenário:

                            Projeções da XP Investimentos.

Diante desse cenário, os produtos que mais devem se beneficiar são os fundos de renda variável e fundos multimercados. É isso mesmo: não falei de Tesouro Direto e nem de renda fixa, pois não acho que será um ano positivo para esses ativos. 

Lembrando que, antes de alocar o seu dinheiro em qualquer investimento, é importante entender o seu perfil de investidor, sua necessidade de liquidez e objetivos para o dinheiro. Além disso, isso não se trata de uma recomendação, mas sim de um resumo daquilo que as principais casas de análises estão dizendo. 

Abaixo os fundos pré-selecionados pela nossa equipe:

  • Top Fundos Multimercados
    • Bahia AM Maraú FIC de FIM
  • Fundos de Renda Variável
    • Alaska Black FIC FIA
    • AZ Quest TOP Long Biased FIC FIA

Forte abraço e bons investimentos!

 

Comentários