Homem cheio de interrogações na cabeça, dúvida sobre LCI, CDB ou poupança

LCI, CDB ou poupança? A poupança é o investimento mais familiar a todos os brasileiros, pois é um investimento simples e acessível para a maioria dos clientes dos bancos. O que muita gente não sabe é que a poupança é um investimento que muitas vezes apenas corrige o capital pela inflação. Em 2015, nossa inflação medida pelo IPCA acumulou 10,67%, enquanto a poupança, no mesmo período, acumulou 8,15%. Ou seja, quem tinha dinheiro aplicado nesta modalidade de investimento, ficou, literalmente, mais pobre, com uma perda no poder aquisitivo de 2,28%. Para os próximos anos, a expectativa é de mais inflação e, com isso, menos rendimento para os investidores de poupança.

Para fugir dessa cilada, existem diversas alternativas, entre elas, LCI e CDB. A questão é: CDB é tributado na tabela regressiva e LCI é isenta de IR para Pessoa física. Sendo assim, qual escolher? O ideal é olhar a taxa líquida, por isso, preparamos uma planilha que irá lhe auxiliar nessa comparação. (Clique aqui para baixar).

Em resumo, independente da isenção ou não, o ideal é olhar a taxa líquida, pois ser isento ou não pode gerar uma ilusão de ser melhor, algo que nem sempre é verdade.

CDB E LCI dão as mesmas garantias

Assim como a poupança, o CDB e a LCI também contam com a garantia do Fundo Garantidor de Crédito. Além da LCI e CDB, o FGC cobre RDB, LC, LI, LH e LCA.

Saiba mais no site do Fundo Garantidor de Crédito. Clique aqui.

Sabendo da garantia do FGC de até R$ 250.000,00 por instituição, o ideal para proteção do seu capital é não ultrapassar esse limite na instituição. A dica é: invista por meio de uma plataforma aberta, como a XP investimentos, por exemplo. Assim, você conseguirá criar um mix de aplicações em diferentes instituições e proteger 100% do seu capital.

Ainda não tem conta em corretora?

Entenda o nosso trabalho.

Com intuito de auxiliar nossos leitores e amigos na escolha do melhor investimento, escolhemos trabalhar com uma corretora de valores, a XP Investimentos.

As Corretoras funcionam como intermediários entre os investidores e os bancos e financeiras, e são autorizadas pelo BACEN e CVM.

Imagine um Shopping center com diversas marcas e produtos. É assim que uma corretora funciona!

Clique aqui e veja o video do Jornal da Globo.

Quais são as vantagens de contar com a assessoria da Arena do Dinheiro:

  • Nenhum custo, pois somos comissionados pelos bancos.
  • Diversificar sua renda fixa e contar com mais de 300 fundos em um único lugar.
  • Praticidade e profissionalismo no atendimento (e-mail, SKYPE, Telefone, Whatsaap)

Gostou do nosso conteúdo? Então deixe sua opinião e nos ajude a divulgar o portal.

Se você ficou com alguma dúvida ou tem alguma sugestão, também pode deixar abaixo ou enviar para: [email protected]

Forte abraço e nos vemos no próximo artigo.