rapaz se olhando no espelho e se enxergando velho: boa aposentadoria

Todo mundo que deseja ter uma boa aposentadoria sabe que depender apenas da Previdência Social não é o bastante. Por isso, é cada vez maior o número de pessoas que se preocupa em montar uma boa reserva para viver bem quando for mais velho.

Acumular patrimônio para aposentadoria exige planejamento e dedicação. Contudo, o esforço de seguir alguns passos para construir uma boa aposentadoria vale muito a pena.

Quer conhecer o passo a passo simples e eficaz que lhe ajudará a conseguir compor uma renda que atenda a todos os seus desejos e necessidades futuras? Então não pare por aqui e confira nos próximos parágrafos a montar sua aposentadoria de forma eficaz hoje mesmo!

Por que é importante construir uma aposentadoria?

Planejamento é a palavra de ordem de toda pessoa que deseja alcançar seus objetivos e ter uma vida organizada e tranquila. Sem isso, dificilmente uma pessoa sairá do lugar.

Afinal, quem não planeja, não consegue guardar dinheiro para seus sonhos, não alcança metas financeiras e, dificilmente, consegue arrecadar fundos para o futuro. Por isso, manter um bom planejamento financeiro hoje é um dos passos fundamentais para construir uma boa aposentadoria.

Mas, você já parou para pensar por que é importante construir esta aposentadoria? A resposta para esta pergunta é simples: para alcançar a tranquilidade que você sempre desejou e poder aproveitar a terceira idade sem precisar se preocupar com as finanças.

O objetivo, portanto, é acumular dinheiro ao longo do tempo e obter a quantidade necessária para garantir a você uma vida estável financeiramente, sem que você precise trabalhar ou depender de alguém na velhice para o seu sustento.

Por isso, o ideal é começar a construi-la o quanto antes. Quanto mais novo você começar, mais fácil será juntar o montante necessário para lhe oferecer uma aposentadoria que lhe atenda adequadamente.

5 Passos para construir uma boa aposentadoria hoje

Agora que você já entendeu a importância de acumular patrimônio para o futuro, veja os passos para construir sua aposentadoria a partir de agora!

1. Planeje seus objetivos

Você sabe com qual idade planeja se aposentar? E com quanto pretende viver mensalmente? Tudo isso deve ser estabelecido. Além disso, pense nos seus objetivos para essa etapa da vida e considere também os sonhos que deseja realizar.

Uma dica é anotar todos os seus objetivos financeiros e planos para o futuro, para ter uma ideia do quanto precisaria para viver bem depois de aposentado. E, principalmente, para concretizar tudo o que planejou.

2. Comece a poupar seu dinheiro o quanto antes

Mesmo que sua aposentadoria esteja longe de começar, você deve guardar dinheiro o quanto antes, pois terá mais tempo para se planejar. E, assim, organizar suas contas para poder guardar todo mês um percentual dos seus rendimentos.

Poupar é o primeiro passo para que você tenha uma boa vida no futuro. Contudo, tenha em mente que apenas poupar o dinheiro não é o bastante. Você deve dar uma passo além e investi-lo com sabedoria para este objetivo.

3. Escolha os melhores investimentos para aposentadoria

Poupar para investir. Essa é a regra de ouro. Há diversos investimentos no mercado, e alguns deles são muito recomendados para a aposentadoria.

Entretanto, antes de estabelecer a carteira ideal para aposentadoria, você precisa entender seu perfil de investidor e identificar os riscos que deseja correr ao longo dos anos em busca de uma melhor rentabilidade.

Por exemplo, um investimento mais arrojado pode não ser adequado para alguém com perfil conservador. Por outro lado, investidores moderados ou agressivos escolhem esses investimentos de maior risco por estarem dispostos a correr maiores riscos para buscarem rentabilidades mais atrativas.

Caso não saiba seu perfil de investidor, clique aqui e descubra!

Para a aposentadoria, entretanto, é importante ressaltar – independente do seu perfil de investimentos – que não é necessário optar por investimentos com alta liquidez. E, muitas vezes, vale a pena sim correr um pouco mais de risco.

Entendido isso, confira alguns dos investimentos mais adequados para aposentadoria:

Ações

Ações são pequenas parcelas do capital social de uma empresa. Ou seja, quando você compra uma ação, se torna um acionista dessa empresa e conquista o direito de receber proventos deste seu investimento ao longo do tempo.

Por permitirem ganhos recorrentes de proventos e até mesmo com a valorização das ações ao longo do tempo, investimentos em ações na bolsa de valores são altamente indicados para o longo prazo – inclusive para aposentadoria.

No entanto, como são investimentos em renda variável e apresentam um grau maior de risco, podem não ser adequados para quem tem perfil conservador.

Se você se interessou, confira alguns artigos sobre o assunto:

Fundos Imobiliários

Você já deve ter ouvido que falar que investir em imóveis traz bons lucros, certo? Isso pode ser verdade, e o melhor de tudo é que você não precisa ser dono de um para ganhar dinheiro.

Os Fundos Imobiliários funcionam como um condomínio, no qual diversos investidores aportam seu dinheiro no segmento imobiliário – com o objetivo de obter rentabilidades no médio e longo prazo.

São excelentes opções para quem deseja ter uma renda passiva e, por isso, podem ser boas opções para longo prazo. Caso queira saber mais sobre este investimento, basta clicar aqui.

Previdência Privada

A Previdência Privada é outro investimento para o longo prazo. Há dois tipos de Previdência Complementar: a VGBL e a PGBL. Este último tipo (PGBL) oferece um benefício fiscal em relação ao Imposto de Renda para quem faz a declaração completa do IR.

Para iniciar uma Previdência Privada é essencial analisar os planos disponíveis no mercado, a forma de tributação – se é progressiva ou regressiva – e as taxa inerentes a este investimento.  É importante também identificar o perfil do fundo de Previdência e verificar o tipo de fundo que se adequa melhor ao seu perfil.

Fundos de investimento

Existem diversos fundos de investimento além dos fundos imobiliários. Para a aposentadoria, muitos investidores optam por fundos multimercados ou fundos de ações – mas existem outras opções.

Antes de investir em fundos, analise a rentabilidade, liquidez, gestão, grau de risco e possíveis taxas. E não se esqueça de tomar decisões alinhadas ao seu perfil e objetivos – que, neste caso, é a aposentadoria.

4. Continue investindo depois de se aposentar

Você definiu seus objetivos e o quanto precisa para viver bem e realizar seus sonhos, poupou dinheiro por anos e escolheu os melhores investimentos para o seu perfil. A aposentadoria, no entanto, não deve ser motivo para deixar estes hábitos de lado.

Mesmo com uma boa quantia para aposentadoria, o ideal é sempre continuar investindo.

É claro que, nesta etapa, com uma aposentadoria já bem construída, você estará mais focado em usufruir do montante acumulado. Contudo, se possível, siga fazendo aportes e reinvestindo parte do seu dinheiro, para que ele continue a render.

5. Reveja seus planos de aposentadoria periodicamente

Por mais que tenha planejado a aposentadoria dos seus sonhos, diversos fatores podem fazer com que estes planos mudem ao longo do tempo. Ainda, é sempre possível que outros investimentos mais adequados às suas necessidades surjam no mercado.

Por isso, é importante rever seus planos de aposentadoria regularmente. E, caso necessário, fazer as adequações no seu planejamento.

Seguindo estes 5 passos para construir uma boa aposentadoria hoje você conseguirá planejar melhor sua aposentadoria e agir agora para ter uma vida financeira tranquila na velhice.

Mas, se você acredita que precisa de ajuda profissional para montar uma aposentadoria alinhada ao seu perfil e objetivos, entre em contato conosco que lhe ajudaremos nessa missão!