Se você investe ou deseja investir, mas nunca ouviu falar de Luiz Alves Paes de Barros, saiba que conhecê-lo pode fazer grande diferença nos seus investimentos. Afinal, ele é um dos maiores investidores do mercado financeiro brasileiro.

Considerado uma lenda por muitos, ele investe há mais de meio século na bolsa de valores – onde conquistou fortuna. E conhecer suas estratégias de investimento, além de sua atuação no mercado, pode ser de grande valia para qualquer investidor.

Então que tal saber mais sobre ele? Continue a leitura para conhecer a história de Luiz Alves e descobrir o que você pode aprender com ele!

Quem é Luiz Alves Paes de Barros?

Luiz Alves Paes de Barros, como você já sabe, é uma das maiores lendas da bolsa de valores brasileira. E também é sócio do fundo de investimento Alaska Black. Sua jornada no mercado, inclusive, é bastante interessante.

Entenda um pouco sobre sua história a seguir!

Infância e adolescência

Luiz Alves nasceu em 1948, no interior do estado de São Paulo. Vem de uma família com grande poder aquisitivo, a qual era proprietária de uma das maiores usinas de açúcar do estado.

Desde muito jovem, demonstrava interesse por dinheiro. Quando criança, colecionava moedas antigas. E, na adolescência, começou a se interessar por negócios, passando boa parte do seu tempo lendo sobre o assunto.

Luiz fez seu primeiro investimento no mercado financeiro aos 16 anos. Nessa época, comprou ações do banco Comind, instituição das maiores lavradoras do estado.

Vida adulta

Seu interesse acerca de negócios e finanças o fez ingressar no curso de Economia na USP. Ao contrário de sua família, que desperdiçava dinheiro de forma indiscriminada, Luiz sempre pensava antes de utilizar seu dinheiro.  

Esse mau hábito dos familiares fez com que o negócio da família quebrasse. E, naquele momento, ele era um dos poucos que possuía reservas financeiras.

Nos anos 80, Luiz Alves abriu uma empresa com Luiz Stuhberger, um dos maiores gestores do país. Juntos, criaram o que posteriormente seria a Credit Suisse Hedging-Griffo.

Desde que iniciou no mercado, continuou investindo em ações na bolsa. Até 2003, conseguiu aumentar seu patrimônio apostando em empresas brasileiras, como o Magazine Luiza – sempre com foco no longo prazo.

Nesse mesmo ano, ele decidiu criar sua própria carteira, a Poland – posteriormente renomeada de Alaska Poland (AP). Seu negócio rendeu grande fortuna. A AP tem apenas três cotistas: Luiz, seu filho e sua esposa.

Em 2015, Luiz Alves criou o fundo Alaska Black, juntamente com Henrique Bredda e Ney Miyamoto. O negócio cresceu rapidamente, acumulando bons resultados em poucos anos.

Ele é também sócio fundador do Alaska Asset Management, uma das gestoras de fundos mais famosas do Brasil. Fundada em 2015, gerencia diversos fundos, como: Alaska Black Institucional FIA, Alaska Range FIM, Alaska Black FIC FIA II – BDR nível I, dentre outros.

Luiz Alves sempre foi uma pessoa discreta. Tanto que evitava entrevistas e a mídia. Por isso muitos não o conhecem, apesar de ser uma personalidade bem-sucedida no mercado financeiro. Estima-se que seu patrimônio seja superior a R$1,5 bilhão.

Quais suas estratégias de investimento?

Luiz Alves Paes de Barros investe em ações com foco no longo prazo. Ele é adepto de comprar ativos e segurá-los por muito tempo. Inclusive, uma de suas maiores críticas em relação ao Alaska Poland é que seu filho costuma resgatar os valores antes do que deveria.

Sua estratégia consiste em investir a partir de uma análise fundamentalista, avaliando os fundamentos das ações para encontrar boas oportunidades de investimento.  Ele também utiliza com frequência a estratégia de value investing – buscando empresas sólidas que estejam sendo negociadas com desconto na bolsa.

O que aprender com Luiz Alves Paes de Barros?

Quem investe ou deseja investir na bolsa de valores pode seguir exemplos e conselhos de investidores considerados autoridades no mercado financeiro. Luiz Alves Paes de Barros é um desses investidores.

Confira então o que você pode aprender com Luiz Alves e suas estratégias de investimento!

Conheça bem a ação que você possui

Segundo Luiz, o investidor não conhece, de fato, um ativo e o comportamento dele se não se relacionar a fundo com ele. Ele defende que, para conhecer bem uma ação, é necessário se envolver com ela – e com a empresa em si.

Foque nos fundamentos

Dar muita atenção às notícias e acontecimentos políticos pode impedir o investidor de conseguir boas oportunidades. O ideal, portanto, é focar em fundamentos ao tomar uma decisão de investimento – especialmente de longo prazo, independentemente do cenário político e econômico.

Entenda que quedas nas ações nem sempre é ruim

Luiz Alves Paes de Barros acredita que eventuais quedas nas ações são oportunidades para comprar mais papéis – e compor a carteira – pagando menos por elas.

Segundo ele, “é melhor acumular pagando pouco”. Ou seja, pode valer a pena aproveitar eventuais quedas no mercado para aumentar a posição na bolsa de valores e avançar nos investimentos em renda variável.

Ganhe dinheiro com a cabeça

Além de conselhos sobre o mercado financeiro, Luiz de Barros também tem muito a ensinar em outros nichos – especialmente quando o assunto é finanças e investimentos. Segundo ele, as pessoas ganham dinheiro usando a cabeça – ou seja, agindo e fazendo dinheiro pelas próprias mãos.

Desta forma, ficará muito mais fácil fazer investimentos e impulsionar o seu patrimônio ao longo dos anos.

Como você descobriu neste post, Luiz Alves Paes de Barros é uma grande referência no mercado financeiro. E pode servir de exemplo por todos aqueles que desejam investir em ações objetivando o longo prazo.

Gostou de aprender sobre esse grande nome do mercado financeiro? Então continue aprendendo sobre investimento e finanças e confira agora 3 dicas infalíveis para controlar seus gastos!