investir com pouco dinheiro

Sonhar é muito bom, principalmente quando encontramos maneiras de torná-los realidade. Fazer aplicações pode ser uma forma estratégica de executar seus planos, mas a dúvida de muitos é se há a possibilidade de começar a investir com pouco dinheiro e obter retorno em longo e médio prazo. Vamos descomplicar para você, confira!

É possível investir com pouco dinheiro?

Há quem pense que o universo dos investimentos é apenas para quem já conta com uma quantia elevada para fazer o aporte inicial. No entanto, não é verdade. É possível investir com pouco dinheiro e você pode começar agora mesmo!

Conheça três opções e escolha uma delas para começar sua trajetória de investidor de sucesso!

Tesouro Direto

Este é um programa do Tesouro Nacional em conjunto com a BM&F Bovespa para vender para pessoas físicas títulos públicos federais. Ou seja, tem como diferencial a acessibilidade oferecida a diversos tipos de investidores, pois gera oportunidades tanto para iniciantes, quanto para os consolidados no mercado.

É um investimento de renda fixa e é considerado de baixo risco, já que é atrelado ao Governo, o maior órgão nacional. Conta com uma boa rentabilidade, próxima a 100% do CDI e é de fácil acesso. Basta criar uma conta em uma instituição financeira e ter acesso à internet. Ideal para quem quer começar!

CDB — Certificado de Depósito Bancário

O CDB é uma forma simples de aplicar. Nele, você empresta o seu dinheiro à uma instituição bancária, depois, o banco devolverá seu dinheiro com acréscimo de juros compostos.

A rentabilidade está ligada ao risco. Ou seja, em grandes bancos — onde o risco é menor —, você tem uma margem de lucro menor. Já naqueles de médio porte, por terem uma margem de risco maior, oferecem uma rentabilidade um pouco mais vantajosa para trair o seu capital.

Se você está se perguntando o que pode gerar insegurança nesta modalidade, a resposta está na possibilidade do banco quebrar. Por isso, os de maior porte são considerados mais seguros.

No entanto, o CDB conta com o Fundo Garantidor de Crédito (FGC), e assegura até R$ 250 mil por CPF. Dessa forma, ainda é uma boa opção para começar sem ter tanto receio de arriscar.

LCI — Letras de Crédito Imobiliário

As Letras de Crédito Imobiliário são uma forma de investir neste ramo do mercado, sem precisar comprar, vender e alugar imóveis. Você empresta o dinheiro para bancos que vão aplicar neste segmento e recebe uma remuneração específica atrelada a algum índice, que pode ser o CDI, por exemplo.

É uma modalidade protegida pelo FGC e apresenta uma rentabilidade aproximada de 20% a mais do que a da poupança.

Agora que já sabe que é possível investir com pouco dinheiro e tem uma base de boas aplicações para começar, aprofunde mais ainda seus conhecimentos. Entenda mais sobre como diversificar seus investimentos!