roadshow

Você já ouviu falar em roadshow? Se você pretende abrir a sua empresa para o mercado financeiro, com certeza não pode deixar de saber a resposta a essa pergunta. Felizmente, no artigo de hoje, vamos lhe explicar tudo o que você precisa saber para montar o seu próprio roadshow de sucesso.

Roadshow: a resposta à alta competitividade atual

Em um ano tão competitivo quanto 2020, a implementação de um roadshow pode ser exatamente o diferencial de que o seu empreendimento tanto necessita para ultrapassar seus concorrentes, pois como veremos neste artigo, ele é uma inteligente estratégia de maximizar a captação de parcerias e investidores e uma potente ferramenta para destacar a Oferta Pública Inicial (IPO) de sua empresa.

Por que devo fazer um roadshow?

Sabemos como é vital o momento da abertura de uma empresa ou negócio para potenciais investidores. Como investimentos atraem ainda mais investimentos, por sinalizar sua segurança e lucratividade, ter uma boa captação de investidores logo após a Oferta Pública Inicial (IPO) te garante um bom diferencial em relação aos seus competidores. A questão então é: como garantir uma abertura de sucesso?

Um roadshow é exatamente o que você precisa para a entrada do seu negócio em um mercado tão competitivo como o mercado financeiro. Um roadshow é o conjunto de várias reuniões realizadas em diversas cidades nas quais você apresenta seu negócio a potenciais investidores, administradores de fundos de investimento e analistas de mercado, antes da IPO. Dessa maneira, já conseguirá divulgar seu negócio antes da IPO e gerar entusiasmo nos seus potenciais investidores, como veremos adiante.

Em um roadshow, a apresentação do seu negócio, por se dividir em vários dias, aumenta consideravelmente o potencial de captação de investimentos, pois divulga o seu negócio numa escala muito maior do que se a abertura contasse apenas com uma única apresentação ou anúncio prévio. Desse modo, o roadshow funciona como uma estratégia eficaz para maximizar a captação de investimentos: um roadshow bem planejado e executado pode atrair centenas de investidores.

Além disso, o roadshow tem grande versatilidade no que diz respeito a sua execução. Em outras palavras, as apresentações podem se adequar facilmente a qualquer ramo e área do mercado, a quaisquer públicos alvos e a quaisquer condições econômicas.

Mas a maior vantagem realmente é o contato pessoal com os seus potenciais investidores, pois isso facilita gerar segurança e entusiasmo

Covid-19 x roadshow

Você deve estar se perguntando: qual a relevância de um roadshow num momento como o nosso? A pandemia da covid-19 não impede a sua realização de maneira segura? Realizar um roadshow durante a pandemia não demonstra um altíssimo grau de falta de profissionalismo?

Embora as apresentações que compõe o roadshow costumem ser presenciais, nada as impede de serem realizadas virtualmente, demonstrando o grande grau de versatilidade dessa técnica de captação de investimentos e divulgação do seu negócio. Dessa maneira, a pandemia apenas influencia no formato das apresentações, que deverão ocorrer virtualmente enquanto os órgãos de saúde pública recomendarem a ausência de aglomerações.

O que deve ter no meu Roadshow?

As duas principais atividades que compõem um roadshow costumam ser:

– Apresentações, online ou presenciais, da empresa e seus produtos e serviços;

– Sessões de perguntas e respostas.

Embora a lista acima seja breve, nada te impede de incluir atividades inovadoras e específicas que contemplem os interesses de seu público alvo ou que combinem com o seu negócio. É importante perceber que as atividades recomendadas são apenas a base de um Roadshow. Portanto, sinta-se à vontade para incluir outras atividades que destaquem o verdadeiro potencial lucrativo do seu produto ou serviço.

As apresentações devem sempre destacar a experiência da empresa e o potencial de lucro para os investidores. As sessões de perguntas e respostas também são essenciais, pois auxiliam na construção dos relacionamentos com os potenciais investidores, garantindo um canal de comunicação direto em que você tem a oportunidade de eliminar quaisquer preocupações que eles possam ter, garantindo assim a segurança de seus investimentos na sua empresa. Além disso, será nesta etapa que descobrirá qual o valor que eles estão dispostos a pagar pelas ações de sua empresa.

Que informações devo apresentar no meu roadshow?

Provavelmente o aspecto mais importante de um roadshow é a seleção das informações a serem apresentadas nos eventos. Portanto, um planejamento cuidadoso é obrigatório para um roadshow de sucesso. As informações que não podem ficar de fora das apresentações são:

– História da empresa: como e quando foi fundada e quem são os fundadores;

– Missão da empresa: os seus objetivos e valores;

– Principais produtos e serviços;

– Futuros planos de crescimento: estratégias, metas e expectativas;

– Pitch de vendas: apresentação do negócio ou serviço de forma objetiva e completa, evidenciando os seus diferenciais em relação aos concorrentes.

Mais uma vez, certas particularidades da área do seu negócio podem alterar o modo e a extensão da apresentação dessas informações. Essa é a melhor parte de um roadshow: sua estrutura flexível garante que você o adeque conforme as características únicas de sua empresa.

Meu Roadshow acabou. E agora?

Reúna e organize as informações obtidas através do contato com os investidores. Este processo se chama bookbuilding e é essencial que nele constem os preços que os potenciais investidores estão dispostos a pagar nas futuras ações de sua empresa. A partir disso, você poderá alterar o valor de sua oferta inicial antes da IPO.

Conclusão

Observamos que o roadshow é uma moderna e eficaz estratégia de captação de investimentos. Embora resulte em despesas por parte do ofertante, as vantagens futuras são boas demais para que um empreendedor deixe de realizá-lo. O contato pessoal com os investidores e a geração de confiança e entusiasmo na sua empresa são simplesmente insubstituíveis nos tempos de hoje. Esperamos que o artigo tenha lhe dado as informações de que precisa para implementar um roadshow de sucesso e assim vencer sua concorrência!