O bitcoin e outras criptomoedas estão mudando o universo financeiro. No entanto, ainda é muito cedo para dizer se isso vai durar bastante tempo. Diante disso, muitas pessoas se perguntam se vale a pena investir em bitcoin.

Mas, é preciso saber que muitas pessoas se beneficiaram de enormes retornos em seus investimentos. Por exemplo: um estudante norueguês investiu US $ 27 dólares em bitcoins como parte de sua tese de graduação. 

Ele deixou sua conta parada até 2013, depois reabriu e teve uma boa surpresa: eles estavam valendo quase US $ 900.000.

Quando se ouve histórias como essas, é inevitável ficar tentado a investir em bitcoin. No entanto, existem algumas coisas que você deve saber de antemão pra decidir se vale a pena investir em bitcoin. 

Os limites do bitcoin

O número de bitcoins disponíveis está sempre aumentando, mas há um limite. Uma vez que existam 21 milhões de bitcoins, o software e o sistema deixarão de produzir a criptomoeda. 

Agora, especialistas em finanças acreditam que isso não acontecerá até por volta de 2140, então falta um bom tempo. Mas, de qualquer forma, é uma boa opção de investimento.

Volatilidade do mercado

Um dos aspectos arriscados do fenômeno bitcoin é que seu valor varia muito. Mesmo em um único dia, seu preço pode disparar e diminuir várias vezes. Claro, isso pode acontecer com qualquer moeda nova.

Aliás, até mesmo o dólar experimentou grandes aumentos e quedas em seus primeiros dias. O problema é que, para os investidores, as flutuações representam um grande risco. Portanto, diante disso, é preciso considerar esse fator para decidir se vale a pena investir em bitcoin.

Roubo de bitcoins

Não há regulamentações para o bitcoin no momento. Assim, é preciso avaliar seus prós e contras. Uma das desvantagens é que quando coisas estranhas acontecem, ninguém é responsável. 

Por exemplo, a exchange Gox Bitcoin perdeu meio bilhão de dólares em bitcoin nos últimos anos e até hoje ninguém descobriu aonde foi parar esse montante em dinheiro. 

Também vale ressaltar que os reguladores estão começando a ficar de olho nas criptomoedas. Ambas as questões significam que, quando se trata de investir, muitos especialistas tendem a procurar outro lugar.

O potencial

No entanto, o bitcoin tem muito para oferecer aos investidores que não vêem problema em investir dinheiro em negociações desse tipo. Para muitas pessoas, é uma aposta de tudo ou nada. Mas saiba que a moeda pode não decolar e você perder tudo. 

Mas, se tiver sucesso, pode ser incrivelmente lucrativo. Portanto, é precioso ter ousadia e saber arriscar.

Há muitas pessoas inteligentes e bem conceituadas no mercado que estão se esforçando para tornar o bitcoin uma moeda de sucesso. Então, isso torna uma oferta tentadora.

Grande negócio

Grandes corporações que desfrutam de volumosos recursos financeiros estão analisando o bitcoin. A empresa norte-americana Goldman Sachs, por exemplo, recentemente investiu US $ 50 milhões em uma pequena startup. 

Assim, pretende começar a usar a rede bitcoin para criar um sistema de pagamento global. Os clientes serão pagos com bitcoins, mas o valor será imediatamente convertido em dólares ou euro. É claro que nem todos os grandes investidores em bitcoin têm sucesso. 

E, para uma empresa como a Goldman Sachs, US $ 50 milhões é apenas uma gota no oceano. Mas, com grandes investidores dispostos a correr riscos, não é impossível que seus projetos envolvendo a criptomoeda sejam um sucesso.

Então, vale a pena investir em bitcoin?

Quando você procura informações sobre o bitcoin, logo encontra muitos escândalos de roubo de criptomoedas, bem como previsões de altos lucros para a moeda no futuro. São notícias de todo o tipo que influenciam a opinião pública.

Assim, é difícil julgar se o Bitcoin irá realmente decolar mais tarde. E, claro, há também a preocupação de que o bitcoin nem sobreviva como uma criptomoeda dominante, já que há outros concorrentes como a Ethereum, por exemplo.

Mas, as coisas estão sempre mudando. Não é incomum que sites aceitem pagamentos com bitcoin. Nos Estados Unidos está crescendo o número de empresas que usam essa criptomoeda em troca de produtos e serviços. 

Mais de 60.000 lojas em todo o mundo permitem que seus clientes paguem com o bitcoin. Grandes nomes estão tentando penetrar fundo no mercado de criptomoedas (Microsoft, Facebook, IBM). 

Além disso, muitos entusiastas de criptomoedas acreditam que o bitcoin poderia acabar mudando todo o sistema bancário mundial. Ou seja, não haveria mais dinheiro, apenas moedas virtuais.

Desde a descoberta do Brasil até a corrida do ouro, há muitos riscos. Mas as recompensas também são muito tentadoras e reais para os corajosos.

 

Comentários