Investir corretamente na Bolsa de Valores é algo que muitos gostariam de saber, principalmente em períodos de alta, como o que estamos presenciando.

Se você também deseja aprender como investir corretamente na Bolsa, então está no lugar certo, pois nesse post iremos lhe mostrar como investir na Bolsa de Valores pode ser algo simples e prático onde você aplica o seu dinheiro e tem a chance de obter um bom retorno financeiro.

Mas para quem não entende nada do assunto e ainda assim deseja saber como esse processo funciona. É interessante ficar por dentro de outros detalhes como o que é a bolsa, porque ela existe, dentre outros fatores.

Confira a seguir esse e outros detalhes para que você possa dominar a arte de investir na Bolsa de Valores e quem sabe se tornar um Investidor de sucesso em um futuro próximo.

O que é?

 A Bolsa de Valores nada mais é do que um mercado online. Nesse mercado, os investidores que desejam negociar nele compram e vendem ações de empresas nos mais diversos setores além de outros ativos como opções e futuros.

Esse método de investimento foi criado para fazer com que as empresas consigam captar recursos financeiros para investir no seu próprio crescimento. Nesse caso a empresa promove a oferta pública (IPO). Para que pessoas ou outras empresas tenham participação ativa nela em troca de dinheiro.

Ao investir em ações, você se torna sócio de uma empresa. Com isso, terá direito a receber parte dos lucros (dividendos) e se a empresa for bem em seu negócio, suas ações se valorizarão. Caso isso aconteça, você poderá optar por vende-las com lucro.

Como Investir na Bolsa de Valores do Jeito Certo

como investir na bolsa de valores

A primeira coisa que deve fazer para começar a investir na Bolsa de Valores do jeito certo é abrir uma conta em uma corretora de valores.

Para fazer a transferência do seu dinheiro do banco para a corretora é bem simples. Basta você pegar os dados bancários da corretora e após o seu cadastro ter sido aprovado você faz um depósito ou transferência eletrônica.

Seja comprando ou mesmo vendendo ações, o ideal é que não deixe seu dinheiro muito tempo parado porquê dessa forma você terá mais prejuízos do que lucros.

Algumas corretoras hoje em dia até disponibilizam para você a chance de comprar fundos ou mesmo cotas de clube via online. Processo este que facilita bastante a vida do investidor.

Mas antes de sair investindo o seu dinheiro, para ter sucesso na Bolsa de Valores é fundamental que entenda exatamente o que você está fazendo.

Isso porque investir na Bolsa de Valores, assim como qualquer outro tipo de investimento envolve riscos e por isso é necessário tomar cuidado com relação a isso.

Riscos

Nesse caso os principais riscos para quem investe na Bolsa é o risco de liquidez e o risco de desvalorização do ativo. No primeiro você pode não alcançar a sua meta e vender os seus ativos se comprar ações de empresas que não apresentam uma boa negociação na bolsa.

Já no caso do segundo risco, os seus lucros podem despencar caso a empresa no qual você adquiriu ações não apresentar um bom desempenho.

Uma excelente dica para quem deseja começar e deseja aprender é o simulador do mercado de ações on-line Folhainvest. É uma parceria entre a Folha e a BM&FBOVESPA, que oferece aos participantes a oportunidade de conhecer o funcionamento do mercado de ações na prática.

folhainvest

Além de aprender sobre o mercado de ações e desenvolver seus conhecimentos, os participantes podem ganhar prêmios, como cursos e tablets.

Por isso antes de sair investindo seu dinheiro na Bolsa de Valores, procure fazer cursos. Além disso, você pode pesquisar mais sobre esse assunto para garantir que o seu investimento lhe renderá bons frutos!